Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos

Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma p...

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Autor principal: JESUS, Erenilde Monteiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540
Resumo:
Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma pesquisa de campo através de um questionário aplicado para responder e compreender quais intervenções são desenvolvidas pelos docentes, quando presenciam atitudes racistas. Contudo para atingirmos nossa meta ancoramos o trabalho nos seguintes teóricos: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Azevedo (1990), Amaral (2004) entre outros, que muito nos ajudaram. Apresentamos as diferentes definições do racismo, uma discussão sobre o embasamento da lei 10.639/2003 que atribui à obrigatoriedade de se trabalhar a história da África nas escolas e também o racismo no ambiente escolar, da importância de se trabalhar a temática da diversidade racial para que o aluno negro conheça seus costumes culturais, que muito se faz presente em seu cotidiano. Ao final foi constatado que atitudes racistas acontecem com frequência, e não são oferecidas pelos docentes e nem pela escola, propostas pedagógicas em que o foco fosse diversidade racial, em consequência deixando os docentes sem saber o que fazer diante de atitudes racistas direcionadas aos seus alunos negros e aos demais sem conhecimento das diversidades encontradas nela.