/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma p...
Autor principal: | JESUS, Erenilde Monteiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540 |
Resumo: |
---|
Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º
ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de
compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia
aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma pesquisa de campo através
de um questionário aplicado para responder e compreender quais intervenções são
desenvolvidas pelos docentes, quando presenciam atitudes racistas. Contudo para
atingirmos nossa meta ancoramos o trabalho nos seguintes teóricos: Munanga
(2005), Cavalleiro (2007), Azevedo (1990), Amaral (2004) entre outros, que muito
nos ajudaram. Apresentamos as diferentes definições do racismo, uma discussão
sobre o embasamento da lei 10.639/2003 que atribui à obrigatoriedade de se
trabalhar a história da África nas escolas e também o racismo no ambiente escolar,
da importância de se trabalhar a temática da diversidade racial para que o aluno
negro conheça seus costumes culturais, que muito se faz presente em seu cotidiano.
Ao final foi constatado que atitudes racistas acontecem com frequência, e não são
oferecidas pelos docentes e nem pela escola, propostas pedagógicas em que o foco
fosse diversidade racial, em consequência deixando os docentes sem saber o que
fazer diante de atitudes racistas direcionadas aos seus alunos negros e aos demais
sem conhecimento das diversidades encontradas nela. |