Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos

Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma p...

ver descrição completa

Autor principal: JESUS, Erenilde Monteiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2540
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25402022-08-24T14:47:31Z Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos Teaching practice through racist attitudes promoted by students JESUS, Erenilde Monteiro de AMARAL, Assunção José Pureza http://lattes.cnpq.br/2950887958552733 Racismo na educação Prática de ensino Racism in education Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma pesquisa de campo através de um questionário aplicado para responder e compreender quais intervenções são desenvolvidas pelos docentes, quando presenciam atitudes racistas. Contudo para atingirmos nossa meta ancoramos o trabalho nos seguintes teóricos: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Azevedo (1990), Amaral (2004) entre outros, que muito nos ajudaram. Apresentamos as diferentes definições do racismo, uma discussão sobre o embasamento da lei 10.639/2003 que atribui à obrigatoriedade de se trabalhar a história da África nas escolas e também o racismo no ambiente escolar, da importância de se trabalhar a temática da diversidade racial para que o aluno negro conheça seus costumes culturais, que muito se faz presente em seu cotidiano. Ao final foi constatado que atitudes racistas acontecem com frequência, e não são oferecidas pelos docentes e nem pela escola, propostas pedagógicas em que o foco fosse diversidade racial, em consequência deixando os docentes sem saber o que fazer diante de atitudes racistas direcionadas aos seus alunos negros e aos demais sem conhecimento das diversidades encontradas nela. 2019-11-12T20:23:52Z 2019-11-12T20:23:52Z 2018-11-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação JESUS, Erenilde Monteiro de. Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Racismo na educação
Prática de ensino
Racism in education
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Racismo na educação
Prática de ensino
Racism in education
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
JESUS, Erenilde Monteiro de
Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
topic_facet Racismo na educação
Prática de ensino
Racism in education
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma pesquisa de campo através de um questionário aplicado para responder e compreender quais intervenções são desenvolvidas pelos docentes, quando presenciam atitudes racistas. Contudo para atingirmos nossa meta ancoramos o trabalho nos seguintes teóricos: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Azevedo (1990), Amaral (2004) entre outros, que muito nos ajudaram. Apresentamos as diferentes definições do racismo, uma discussão sobre o embasamento da lei 10.639/2003 que atribui à obrigatoriedade de se trabalhar a história da África nas escolas e também o racismo no ambiente escolar, da importância de se trabalhar a temática da diversidade racial para que o aluno negro conheça seus costumes culturais, que muito se faz presente em seu cotidiano. Ao final foi constatado que atitudes racistas acontecem com frequência, e não são oferecidas pelos docentes e nem pela escola, propostas pedagógicas em que o foco fosse diversidade racial, em consequência deixando os docentes sem saber o que fazer diante de atitudes racistas direcionadas aos seus alunos negros e aos demais sem conhecimento das diversidades encontradas nela.
author_additional AMARAL, Assunção José Pureza
author_additionalStr AMARAL, Assunção José Pureza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author JESUS, Erenilde Monteiro de
title Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
title_short Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
title_full Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
title_fullStr Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
title_full_unstemmed Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
title_sort prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540
_version_ 1787154893419577344
score 11.753896