/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos
Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma p...
Autor principal: | JESUS, Erenilde Monteiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2540 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25402022-08-24T14:47:31Z Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos Teaching practice through racist attitudes promoted by students JESUS, Erenilde Monteiro de AMARAL, Assunção José Pureza http://lattes.cnpq.br/2950887958552733 Racismo na educação Prática de ensino Racism in education Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma pesquisa de campo através de um questionário aplicado para responder e compreender quais intervenções são desenvolvidas pelos docentes, quando presenciam atitudes racistas. Contudo para atingirmos nossa meta ancoramos o trabalho nos seguintes teóricos: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Azevedo (1990), Amaral (2004) entre outros, que muito nos ajudaram. Apresentamos as diferentes definições do racismo, uma discussão sobre o embasamento da lei 10.639/2003 que atribui à obrigatoriedade de se trabalhar a história da África nas escolas e também o racismo no ambiente escolar, da importância de se trabalhar a temática da diversidade racial para que o aluno negro conheça seus costumes culturais, que muito se faz presente em seu cotidiano. Ao final foi constatado que atitudes racistas acontecem com frequência, e não são oferecidas pelos docentes e nem pela escola, propostas pedagógicas em que o foco fosse diversidade racial, em consequência deixando os docentes sem saber o que fazer diante de atitudes racistas direcionadas aos seus alunos negros e aos demais sem conhecimento das diversidades encontradas nela. 2019-11-12T20:23:52Z 2019-11-12T20:23:52Z 2018-11-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação JESUS, Erenilde Monteiro de. Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Racismo na educação Prática de ensino Racism in education Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Racismo na educação Prática de ensino Racism in education Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS JESUS, Erenilde Monteiro de Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos |
topic_facet |
Racismo na educação Prática de ensino Racism in education Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º
ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de
compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia
aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma pesquisa de campo através
de um questionário aplicado para responder e compreender quais intervenções são
desenvolvidas pelos docentes, quando presenciam atitudes racistas. Contudo para
atingirmos nossa meta ancoramos o trabalho nos seguintes teóricos: Munanga
(2005), Cavalleiro (2007), Azevedo (1990), Amaral (2004) entre outros, que muito
nos ajudaram. Apresentamos as diferentes definições do racismo, uma discussão
sobre o embasamento da lei 10.639/2003 que atribui à obrigatoriedade de se
trabalhar a história da África nas escolas e também o racismo no ambiente escolar,
da importância de se trabalhar a temática da diversidade racial para que o aluno
negro conheça seus costumes culturais, que muito se faz presente em seu cotidiano.
Ao final foi constatado que atitudes racistas acontecem com frequência, e não são
oferecidas pelos docentes e nem pela escola, propostas pedagógicas em que o foco
fosse diversidade racial, em consequência deixando os docentes sem saber o que
fazer diante de atitudes racistas direcionadas aos seus alunos negros e aos demais
sem conhecimento das diversidades encontradas nela. |
author_additional |
AMARAL, Assunção José Pureza |
author_additionalStr |
AMARAL, Assunção José Pureza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
JESUS, Erenilde Monteiro de |
title |
Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos |
title_short |
Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos |
title_full |
Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos |
title_fullStr |
Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos |
title_full_unstemmed |
Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos |
title_sort |
prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2540 |
_version_ |
1787154893419577344 |
score |
11.753896 |