Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes

The work "FACTORS CONTRIBUTING TO THE SCHOOL INDISCIPLINA IN A PUBLIC SCHOOL OF SANTA BÁRBARA (PA): an analysis of the 4th and 5th year from the teaching conceptions", is a subject of paramount importance in the educational context, especially when it comes to school discipline. Given this relevance...

ver descrição completa

Autor principal: DAVID, Joana Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2546
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2546
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25462019-11-14T03:04:40Z Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes Factors that contribute to school indiscipline in a public school in Santa Bárbara (PA): an analysis of the 4th and 5th grade from the teaching conceptions DAVID, Joana Silva AZEVEDO, Marcos Lobo de http://lattes.cnpq.br/2707853818176197 Disciplina escolar Educação - Participação dos pais Professores e alunos Prática de ensino Santa Bárbara do Pará (PA) School discipline Education - Parent participation Teacher-student relationships Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The work "FACTORS CONTRIBUTING TO THE SCHOOL INDISCIPLINA IN A PUBLIC SCHOOL OF SANTA BÁRBARA (PA): an analysis of the 4th and 5th year from the teaching conceptions", is a subject of paramount importance in the educational context, especially when it comes to school discipline. Given this relevance, the general objective was to understand the causes that lead to indiscipline among students in grades 4 and 5, according to teachers' reports; and as specific objectives: to identify the factors that generate indiscipline among students; to relate to the previous indexes of the school the reasons that generate indiscipline among the students and to analyze if the causes of the school indiscipline among the students of the 4th and 5th year considered by the teachers are in agreement with the theoretical reference of the area. The work was consolidated through the application of a structured interview with the teachers of the mentioned school dialoguing with theoretical bases as: Bayal, Ecchili, Mendoça, Oliveira and Martins, Pinheiro, Rego, Siqueira. The results show that the students reflect in the school the reality of the situation experienced in the family, however, it is worth emphasizing that the indiscipline is a subject quite discussed within the scope of said school and that needs to be worked on in the continuing education for teachers. O trabalho “FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INDISCIPLINA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA BÁRBARA (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes” é um tema de suma importância no contexto educacional, principalmente quando se trata de disciplina escolar. Diante dessa relevância, o objetivo geral consiste em compreender as causas que levam a indisciplina entre os alunos do 4º e 5º ano, conforme os relatos dos professores. Como objetivos específicos: identificar os fatores que geram a indisciplina entre os alunos; relacionar, a partir dos índices anteriores da escola, os motivos geradores de indisciplina entre os alunos; bem como analisar se as causas da indisciplina escolar entre os alunos do 4º e 5º ano consideradas pelos professores estão em consonância com o referencial teórico da área. O trabalho consolidou-se por meio da aplicação de uma entrevista estruturada com os professores da referida escola dialogando com bases teóricas como: Bayal, Ecchili, Mendonça, Oliveira e Martins, Pinheiro, Rego, Siqueira. Os resultados apontam que os alunos refletem na escola a realidade da situação vivenciada no seio familiar, entretanto, vale ressaltar que a indisciplina é um tema bastante discutido no âmbito da referida escola e que precisa ser trabalhada na formação continuada para os docentes. 2019-11-13T19:15:14Z 2019-11-13T19:15:14Z 2018-11-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DAVID, Joana Silva.Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2546. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2546 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Disciplina escolar
Educação - Participação dos pais
Professores e alunos
Prática de ensino
Santa Bárbara do Pará (PA)
School discipline
Education - Parent participation
Teacher-student relationships
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Disciplina escolar
Educação - Participação dos pais
Professores e alunos
Prática de ensino
Santa Bárbara do Pará (PA)
School discipline
Education - Parent participation
Teacher-student relationships
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
DAVID, Joana Silva
Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes
topic_facet Disciplina escolar
Educação - Participação dos pais
Professores e alunos
Prática de ensino
Santa Bárbara do Pará (PA)
School discipline
Education - Parent participation
Teacher-student relationships
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The work "FACTORS CONTRIBUTING TO THE SCHOOL INDISCIPLINA IN A PUBLIC SCHOOL OF SANTA BÁRBARA (PA): an analysis of the 4th and 5th year from the teaching conceptions", is a subject of paramount importance in the educational context, especially when it comes to school discipline. Given this relevance, the general objective was to understand the causes that lead to indiscipline among students in grades 4 and 5, according to teachers' reports; and as specific objectives: to identify the factors that generate indiscipline among students; to relate to the previous indexes of the school the reasons that generate indiscipline among the students and to analyze if the causes of the school indiscipline among the students of the 4th and 5th year considered by the teachers are in agreement with the theoretical reference of the area. The work was consolidated through the application of a structured interview with the teachers of the mentioned school dialoguing with theoretical bases as: Bayal, Ecchili, Mendoça, Oliveira and Martins, Pinheiro, Rego, Siqueira. The results show that the students reflect in the school the reality of the situation experienced in the family, however, it is worth emphasizing that the indiscipline is a subject quite discussed within the scope of said school and that needs to be worked on in the continuing education for teachers.
author_additional AZEVEDO, Marcos Lobo de
author_additionalStr AZEVEDO, Marcos Lobo de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author DAVID, Joana Silva
title Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes
title_short Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes
title_full Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes
title_fullStr Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes
title_full_unstemmed Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes
title_sort fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de santa bárbara (pa): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2546
_version_ 1787154894182940672
score 11.653393