Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica

Educational practices have highlighted the need for (re)construction of the teaching, throught didactic resources that explore the sensorial, psychological and affective aspects of the students related to students' interests and experiences. Some ways to improve and update this process are the use o...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, João Gabriel Teles de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2570
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2570
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25702019-11-20T03:04:34Z A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica SOUSA, João Gabriel Teles de FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja http://lattes.cnpq.br/1832728101486131 Jogos no ensino de ciências Prática de ensino Jogos educativos Biologia - Estudo e ensino Histologia Tecnologia educacional Ensino - Meios auxiliares CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Educational practices have highlighted the need for (re)construction of the teaching, throught didactic resources that explore the sensorial, psychological and affective aspects of the students related to students' interests and experiences. Some ways to improve and update this process are the use of Didatic Games and Technologies. In this way, this work aims to use the blogspot of virtual atlas content of histology associated with playful play, Caça palavras, in basic education. As methodology, the target audience were students of the 8th grade class of the Elementary and Middle School Tiradentes I. Initially, histological slides were organized for the tissues and organs of animals with elaboration of texts. Then, was built the blog from the Gmail provider and inserted images of biological samples previously identified; in parallel there was the elaboration of a ludic game – caça palavras. As results there was an expositive-theoretical class of histological content, then the Blog was used to demonstrate the images cited in text; then, the class was divided into doubles and conducted a question-answer activity associated with caça palavras; was an interactive and satisfactory moment of the students. From these data, it can be confirmed that digital and / or playful resources serve as an alternative methodology to improve the teaching-learning process in public school students. As práticas educacionais têm revelado a necessidade da (re) construção do ensino, através de recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos relacionados aos temas de interesses e vivências dos estudantes. Uma das formas de se melhorar e atualizar este processo é a utilização de mídias digitais e jogos lúdicos. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar o blogspot de conteúdo de atlas virtual de histologia associado ao jogo lúdico, o caça-palavras, na educação básica. Como metodologia, o público alvo foram alunos da turma de 8ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes I. Inicialmente, foram organizadas lâminas histológicas referentes aos tecidos e órgãos de animais com elaboração de textos. Em seguida, foi construído um blog a partir do provedor da Google e inserido as imagens das amostras biológicas previamente identificadas; em paralelo houve a elaboração de um jogo lúdico- caça palavras. Como resultados houve uma aula expositiva-teórica de conteúdo histológico, em seguida foi utilizado o Blog para demonstração das imagens citadas em texto; posteriormente, a turma foi dividida em duplas e realizada uma atividade de perguntas-respostas associado ao caça palavras; foi um momento interativo e satisfatória dos alunos. A partir desses dados, pode-se confirmar que os recursos digitais e/ou lúdicos servem como metodologia alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizado em alunos do ensino público. 2019-11-19T18:00:36Z 2019-11-19T18:00:36Z 2019-07-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, João Gabriel Teles de. A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica. Orientadora: Maria Auxiliadora Pantoja Ferreira. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2570. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2570 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Jogos no ensino de ciências
Prática de ensino
Jogos educativos
Biologia - Estudo e ensino
Histologia
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Jogos no ensino de ciências
Prática de ensino
Jogos educativos
Biologia - Estudo e ensino
Histologia
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SOUSA, João Gabriel Teles de
A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica
topic_facet Jogos no ensino de ciências
Prática de ensino
Jogos educativos
Biologia - Estudo e ensino
Histologia
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Educational practices have highlighted the need for (re)construction of the teaching, throught didactic resources that explore the sensorial, psychological and affective aspects of the students related to students' interests and experiences. Some ways to improve and update this process are the use of Didatic Games and Technologies. In this way, this work aims to use the blogspot of virtual atlas content of histology associated with playful play, Caça palavras, in basic education. As methodology, the target audience were students of the 8th grade class of the Elementary and Middle School Tiradentes I. Initially, histological slides were organized for the tissues and organs of animals with elaboration of texts. Then, was built the blog from the Gmail provider and inserted images of biological samples previously identified; in parallel there was the elaboration of a ludic game – caça palavras. As results there was an expositive-theoretical class of histological content, then the Blog was used to demonstrate the images cited in text; then, the class was divided into doubles and conducted a question-answer activity associated with caça palavras; was an interactive and satisfactory moment of the students. From these data, it can be confirmed that digital and / or playful resources serve as an alternative methodology to improve the teaching-learning process in public school students.
author_additional FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja
author_additionalStr FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, João Gabriel Teles de
title A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica
title_short A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica
title_full A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica
title_fullStr A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica
title_full_unstemmed A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica
title_sort utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2570
_version_ 1787154897916919808
score 11.753735