/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e determinação, para que assim a...
Autor principal: | AZEVEDO, Deni Sandra Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583 |
Resumo: |
---|
Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o
período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as
dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e
determinação, para que assim a realidade da referida escola viesse obter uma transformação,
tanto na qualidade de ensino como também na estrutura física do prédio escolar. A
experiência em questão ocorreu, em uma escola pública municipal, a qual se localiza na zona
rural, no município de Magalhães Barata-PA. O principal objetivo deste trabalho é analisar e
refletir sobre a realidade da minha experiência vivenciada a qual, atualmente, se faz presente e
se estende em outros âmbitos escolares na zona rural. Principalmente quando se trata não
apenas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, mas também, as
dificuldades que geram o impedimento do docente em exercer o seu trabalho de acordo com a
necessidade do educando causadas através do descaso do poder público. Também apresenta
fatos referentes a comportamentos de aluno e docente diante das dificuldades de ensino e
aprendizagem, os quais foram observados e por meio deles foram realizadas reflexões.
Observa-se também, um conjunto de saberes e conhecimentos, os quais foram adquiridos em
formação ou que acompanham o docente ao longo de sua de vida, os quais o docente deve
utilizar para o bom desenvolvimento de sua prática em sala de aula de forma que ofereça um
ensino de qualidade com a intencionalidade de haver uma aprendizagem significativa. |