Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas

Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e determinação, para que assim a...

ver descrição completa

Autor principal: AZEVEDO, Deni Sandra Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2583
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25832019-11-23T03:04:40Z Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas Teaching knowledge and pedagogical practice: an analysis from the teaching discourse of multiseriate classes AZEVEDO, Deni Sandra Silva SILVA, Paulo Lucas da http://lattes.cnpq.br/9416262645462548 Prática de ensino Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e determinação, para que assim a realidade da referida escola viesse obter uma transformação, tanto na qualidade de ensino como também na estrutura física do prédio escolar. A experiência em questão ocorreu, em uma escola pública municipal, a qual se localiza na zona rural, no município de Magalhães Barata-PA. O principal objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre a realidade da minha experiência vivenciada a qual, atualmente, se faz presente e se estende em outros âmbitos escolares na zona rural. Principalmente quando se trata não apenas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, mas também, as dificuldades que geram o impedimento do docente em exercer o seu trabalho de acordo com a necessidade do educando causadas através do descaso do poder público. Também apresenta fatos referentes a comportamentos de aluno e docente diante das dificuldades de ensino e aprendizagem, os quais foram observados e por meio deles foram realizadas reflexões. Observa-se também, um conjunto de saberes e conhecimentos, os quais foram adquiridos em formação ou que acompanham o docente ao longo de sua de vida, os quais o docente deve utilizar para o bom desenvolvimento de sua prática em sala de aula de forma que ofereça um ensino de qualidade com a intencionalidade de haver uma aprendizagem significativa. 2019-11-22T12:17:42Z 2019-11-22T12:17:42Z 2018-11-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SAZEVEDO, Deni Sandra Silva. Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Prática de ensino
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Prática de ensino
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
AZEVEDO, Deni Sandra Silva
Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
topic_facet Prática de ensino
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e determinação, para que assim a realidade da referida escola viesse obter uma transformação, tanto na qualidade de ensino como também na estrutura física do prédio escolar. A experiência em questão ocorreu, em uma escola pública municipal, a qual se localiza na zona rural, no município de Magalhães Barata-PA. O principal objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre a realidade da minha experiência vivenciada a qual, atualmente, se faz presente e se estende em outros âmbitos escolares na zona rural. Principalmente quando se trata não apenas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, mas também, as dificuldades que geram o impedimento do docente em exercer o seu trabalho de acordo com a necessidade do educando causadas através do descaso do poder público. Também apresenta fatos referentes a comportamentos de aluno e docente diante das dificuldades de ensino e aprendizagem, os quais foram observados e por meio deles foram realizadas reflexões. Observa-se também, um conjunto de saberes e conhecimentos, os quais foram adquiridos em formação ou que acompanham o docente ao longo de sua de vida, os quais o docente deve utilizar para o bom desenvolvimento de sua prática em sala de aula de forma que ofereça um ensino de qualidade com a intencionalidade de haver uma aprendizagem significativa.
author_additional SILVA, Paulo Lucas da
author_additionalStr SILVA, Paulo Lucas da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AZEVEDO, Deni Sandra Silva
title Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
title_short Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
title_full Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
title_fullStr Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
title_full_unstemmed Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
title_sort saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583
_version_ 1787154899867271168
score 11.753735