/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas
Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e determinação, para que assim a...
Autor principal: | AZEVEDO, Deni Sandra Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2583 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25832019-11-23T03:04:40Z Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas Teaching knowledge and pedagogical practice: an analysis from the teaching discourse of multiseriate classes AZEVEDO, Deni Sandra Silva SILVA, Paulo Lucas da http://lattes.cnpq.br/9416262645462548 Prática de ensino Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e determinação, para que assim a realidade da referida escola viesse obter uma transformação, tanto na qualidade de ensino como também na estrutura física do prédio escolar. A experiência em questão ocorreu, em uma escola pública municipal, a qual se localiza na zona rural, no município de Magalhães Barata-PA. O principal objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre a realidade da minha experiência vivenciada a qual, atualmente, se faz presente e se estende em outros âmbitos escolares na zona rural. Principalmente quando se trata não apenas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, mas também, as dificuldades que geram o impedimento do docente em exercer o seu trabalho de acordo com a necessidade do educando causadas através do descaso do poder público. Também apresenta fatos referentes a comportamentos de aluno e docente diante das dificuldades de ensino e aprendizagem, os quais foram observados e por meio deles foram realizadas reflexões. Observa-se também, um conjunto de saberes e conhecimentos, os quais foram adquiridos em formação ou que acompanham o docente ao longo de sua de vida, os quais o docente deve utilizar para o bom desenvolvimento de sua prática em sala de aula de forma que ofereça um ensino de qualidade com a intencionalidade de haver uma aprendizagem significativa. 2019-11-22T12:17:42Z 2019-11-22T12:17:42Z 2018-11-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SAZEVEDO, Deni Sandra Silva. Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583 Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Prática de ensino Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Prática de ensino Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS AZEVEDO, Deni Sandra Silva Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas |
topic_facet |
Prática de ensino Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o
período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as
dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e
determinação, para que assim a realidade da referida escola viesse obter uma transformação,
tanto na qualidade de ensino como também na estrutura física do prédio escolar. A
experiência em questão ocorreu, em uma escola pública municipal, a qual se localiza na zona
rural, no município de Magalhães Barata-PA. O principal objetivo deste trabalho é analisar e
refletir sobre a realidade da minha experiência vivenciada a qual, atualmente, se faz presente e
se estende em outros âmbitos escolares na zona rural. Principalmente quando se trata não
apenas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, mas também, as
dificuldades que geram o impedimento do docente em exercer o seu trabalho de acordo com a
necessidade do educando causadas através do descaso do poder público. Também apresenta
fatos referentes a comportamentos de aluno e docente diante das dificuldades de ensino e
aprendizagem, os quais foram observados e por meio deles foram realizadas reflexões.
Observa-se também, um conjunto de saberes e conhecimentos, os quais foram adquiridos em
formação ou que acompanham o docente ao longo de sua de vida, os quais o docente deve
utilizar para o bom desenvolvimento de sua prática em sala de aula de forma que ofereça um
ensino de qualidade com a intencionalidade de haver uma aprendizagem significativa. |
author_additional |
SILVA, Paulo Lucas da |
author_additionalStr |
SILVA, Paulo Lucas da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
AZEVEDO, Deni Sandra Silva |
title |
Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas |
title_short |
Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas |
title_full |
Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas |
title_fullStr |
Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas |
title_sort |
saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2583 |
_version_ |
1787154899867271168 |
score |
11.753735 |