/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores
A pesquisa discorre sobre práticas docentes em classe multisseriada, enfatizando as dificuldades existentes nesta modalidade educacional. Nesse sentido, ela realiza um debate sobre as condições de trabalho com que os educadores da multissérie enfrentam hoje. Ficou evidenciado que a escola multiss...
Autor principal: | CORDEIRO, Elsa da Conceição |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2539 |
Resumo: |
---|
A pesquisa discorre sobre práticas docentes em classe multisseriada, enfatizando as
dificuldades existentes nesta modalidade educacional. Nesse sentido, ela realiza um debate
sobre as condições de trabalho com que os educadores da multissérie enfrentam hoje. Ficou
evidenciado que a escola multisseriada se faz presente e persistente, predominantemente, em
ambientes rurais e é considerada, por muitos pesquisadores como um sinônimo de inferioridade,
funcionando de forma precária, com infraestrutura insuficiente e docentes sem oportunidade de
continuidade e ampliação de seus estudos. São pessoas e profissionais com necessidades de
formação continuada. Os objetivos da pesquisa são: compreender os fatores que dificultam o
desenvolvimento da prática pedagógica dos professores nas turmas multissérie no processo de
ensino e aprendizagem dos discentes envolvidos nesse contexto educacional; observar a prática
pedagógica dos professores nas classes multisseriadas; descrever os problemas relatados pelos
professores, sobre as dificuldades em seus afazeres pedagógicos nas turmas multisseriadas;
apresentar os fatores que dificultam a ação educativa dos docentes nas classes multisséries. A
metodologia da pesquisa desenvolveu-se, prioritariamente, sob o caráter qualitativo com um
estudo de caso junto à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Geraldo
de Oliveira Pereira, em Irituia, no Pará. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com
perguntas abertas direcionadas à duas professoras, em atividades docentes, nesta EMEIF.
Chegou-se à conclusão de que a multissérie no campo irituiense traz as mesmas dificuldades
apresentadas em outros espaços, logo esse discurso ganha notoriedade pelo fato de discorrer
sobre problemas educacionais comuns ao ensino brasileiro. Como referenciais teóricos foram
adotados os seguintes autores Casagrande (2008), Chaves; Foschieera (2014), Hage (2005),
Hage (2006), Janata (2014), Silva (2016). |