Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil

This article reports the experiences of traditional games played with children between 05 and 06 years of age in a Public School Unit, located in the Val-de-Cans neighborhood in the Metropolitan Region of Belém / PA. The activities were part of the project "Playing and learning in Early Childhood Ed...

ver descrição completa

Autor principal: SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2585
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2585
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25852022-07-07T12:10:41Z Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da VIANA, Rosely Risuenho http://lattes.cnpq.br/0454930998633775 Educação infantil Brincadeiras tradicionais na escola Brincadeiras tradicionais e Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO This article reports the experiences of traditional games played with children between 05 and 06 years of age in a Public School Unit, located in the Val-de-Cans neighborhood in the Metropolitan Region of Belém / PA. The activities were part of the project "Playing and learning in Early Childhood Education: an experience with traditional games", proposed during the Supervised Internship in Early Childhood Education developed from March to November of 2016, as part of the Pedagogy Course of the Federal University of Pará ( UFPA). From the methodological point of view, this is a descriptive-exploratory study, of a qualitative nature, as systematized by Hatton and Smith (1995), since part of the questions born of the contact with the students and, later, dialogues with the universe (RIBEIRO and EUZÉBIO, 2013, MENEZES, 2014, ALENCAR, 2010) and the social skills (DEL PRETTE, and DEL PRETTE, 2017, CABALLO, 1996). The preliminary findings of this study, still under construction, demonstrate that traditional play in the school environment contributes to the development of social skills in children. Este artigo relata as experiências de brincadeiras tradicionais realizadas com crianças entre 05 a 06 anos em uma Unidade Escolar pública, localizada no bairro de Val-de-Cans na Região Metropolitana de Belém/PA. As atividades integraram o projeto “Brincando e aprendendo na Educação Infantil: uma experiência com as brincadeiras tradicionais”, proposto durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil desenvolvido de março a novembro de 2016, como parte formação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, tal como sistematizado por Hatton e Smith (1995), uma vez que parte das interrogações nascidas do contato com os alunos e, posteriormente, dialoga com o universo conceitual dos autores que tematizam o lúdico (NEGRINE, 2016; KISHIMOTO, 2016; SUZUKI, 2009; SALGADO, 2010), as brincadeiras tradicionais (RIBEIRO e EUZÉBIO, 2013; MENEZES, 2014; ALENCAR, 2010) e as habilidades sociais (DEL PRETTE e DEL PRETTE, 2017, CABALLO, 1996). As conclusões preliminares deste estudo, ainda em construção, demonstram que as brincadeiras tradicionais no ambiente escolar contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais nas crianças. 2019-11-22T20:15:04Z 2019-11-22T20:15:04Z 2018-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da. Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação Infantil. Orientadora: Rosely Risuenho Viana. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2585. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2585 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação infantil
Brincadeiras tradicionais na escola
Brincadeiras tradicionais e Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
spellingShingle Educação infantil
Brincadeiras tradicionais na escola
Brincadeiras tradicionais e Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da
Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
topic_facet Educação infantil
Brincadeiras tradicionais na escola
Brincadeiras tradicionais e Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This article reports the experiences of traditional games played with children between 05 and 06 years of age in a Public School Unit, located in the Val-de-Cans neighborhood in the Metropolitan Region of Belém / PA. The activities were part of the project "Playing and learning in Early Childhood Education: an experience with traditional games", proposed during the Supervised Internship in Early Childhood Education developed from March to November of 2016, as part of the Pedagogy Course of the Federal University of Pará ( UFPA). From the methodological point of view, this is a descriptive-exploratory study, of a qualitative nature, as systematized by Hatton and Smith (1995), since part of the questions born of the contact with the students and, later, dialogues with the universe (RIBEIRO and EUZÉBIO, 2013, MENEZES, 2014, ALENCAR, 2010) and the social skills (DEL PRETTE, and DEL PRETTE, 2017, CABALLO, 1996). The preliminary findings of this study, still under construction, demonstrate that traditional play in the school environment contributes to the development of social skills in children.
author_additional VIANA, Rosely Risuenho
author_additionalStr VIANA, Rosely Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVEIRA JUNIOR, Paulo Wanderley Figueiredo da
title Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
title_short Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
title_full Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
title_fullStr Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
title_full_unstemmed Brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
title_sort brincadeiras tradicionais na escola: construindo habilidades sociais na educação infantil
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2585
_version_ 1787154900161921024
score 11.753735