Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A biblioteconomia como incentivo a educação e ressocialização da população carcerária: uma nova vertente do profissional bibliotecário

The librarianship, as disseminator source of information and educational guidance counselor in work of rehabilitation and resocialization of intramural community, aims to contribute to more active participation of social library science practices by users of prison libraries. The general purpose of...

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Autor principal: GOMES, Lisnéa de Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/26
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-262018-01-24T16:22:19Z A biblioteconomia como incentivo a educação e ressocialização da população carcerária: uma nova vertente do profissional bibliotecário GOMES, Lisnéa de Oliveira BARROS, Diego Bil Silva http://lattes.cnpq.br/1428563012039721 Biblioteconomia Bibliotecários Comunidade carcerária Ressocialização CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA The librarianship, as disseminator source of information and educational guidance counselor in work of rehabilitation and resocialization of intramural community, aims to contribute to more active participation of social library science practices by users of prison libraries. The general purpose of the study is the prospect of expanding the role of the professional librarian to the social context, in order to minimize the feeling of isolation and idleness of the community, as excluded from access to information and so restrained in their freedom and their rights as citizens. Recognizing that laws ensure to all, irrespective of class, race, origin, religion, among others, access to educational opportunities and vocational training. Demonstrate to information professionals that there are several different fields of action, which require specialized training according to the environment and the specific type of users. As methodology, descriptive characteristics were adopted, with observation and data collection, through questionnaires with semi-structured questions to the subject object in question. Previously the literature surveys were conducted in the field of librarianship and related fields. The society and governments should rethink existing models imprisonment, therefore, they have only contributed to the lack of populational control of the prison system, scrapped and which does not work as resocialization process, however, only of punishment, isolation from society. There should be more investment in prevention, in social and educational policies, provide the opportunity for the individual to the labor market through training, education, wage improvements, among others. Libraries, integrated into the work of the librarian playing roles, as already reading practices used in prison, have been of great value, especially in combating low self-esteem, which, according to reports of education professionals, impair learning and the performance of inmates in all situations they are involved. A biblioteconomia como fonte disseminadora da informação, e orientadora educacional no trabalho de reeducação e ressocialização da comunidade intramuros, visa contribuir para uma participação mais ativa das práticas sociais biblioteconômicas aos usuários de bibliotecas prisionais. O presente estudo têm como objetivo geral, a perspectiva de poder ampliar a atuação do profissional bibliotecário ao contexto social, com fins de minimizar a sensação de isolamento, e o a ociosidade dessa comunidade tão excluída do acesso a informação, e cerceada na sua liberdade e, em seus direitos como cidadão. Reconhecer o que as leis asseguram a todos sem quaisquer distinções de classe, raça, origem, religião, dentre outros, o acesso as oportunidades de ensino e a qualificação profissional. Demonstrar aos profissionais da informação que existem vários campos diferenciados de atuação, e os quais requer capacitação especializada de acordo com o ambiente e o tipo especifico de usuários. Como metodologia adotou-se características descritivas com observações e coleta de dados através de questionários, com perguntas semiestruturadas aos sujeitos objetos em questão. Anteriormente foram realizados levantamentos das literaturas na área de biblioteconomia e correlatas. A sociedade e os governos devem repensar os modelos de aprisionamento existentes, pois, somente têm contribuído para o descontrole populacional do sistema prisional sucateado, e que não funciona como processo de ressocializar, porém, apenas de punição, isolamento do convívio social. Deveria haver mais investimento na prevenção, em políticas socioeducativas, oportunizar o indivíduo ao mercado de trabalho, através da qualificação, educação, melhorias salariais, dentre outros. As bibliotecas integradas a atuação do bibliotecário desempenhando papeis, como as já utilizadas práticas de leituras no cárcere têm sido de grande valia, principalmente no combate a baixa autoestima, pois, de acordo com relatos dos profissionais da educação prejudicam no aprendizado e desempenho das presidiarias em quaisquer situações que estejam envolvidas. 2017-04-10T19:29:31Z 2017-04-10T19:29:31Z 2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Lisnéa de Oliveira. A biblioteconomia como incentivo a educação e ressocialização da população carcerária: uma nova vertente do profissional bibliotecário. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/26>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/26 Acesso Aberto 1 CD-ROM
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