/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA
Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da Educação Especial que ao l...
Autor principal: | RODRIGUES, Lucilene dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2649 |
Resumo: |
---|
Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma
educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema
de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da
Educação Especial que ao longo dos anos vem lutando para garantir seu espaço na sociedade.
O presente estudo tem como finalidade comparar, antes e após a utilização de recursos
adaptados, a aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino
de Castanhal-PA. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, primeiro com o levantamento
das dificuldades através da observação da rotina do discente na escola. Em seguida, a realização
de atividades com recursos adaptados para atender as suas necessidades e foi possível
promover, no período de realização do trabalho, uma maior interação do aluno com o ambiente
escolar, desenvolver a capacidade de percepção, de movimentação e de concentração. Nesse
sentido, foi possível observar que trabalhar a individualidade do estudante é muito importante
na Educação Especial, tendo em vista que cada pessoa, principalmente o público em questão,
apresenta peculiaridades, onde a melhor forma de ensinar é introduzindo esses alunos em um
ambiente rico em aprendizagem |