/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA
Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da Educação Especial que ao l...
Autor principal: | RODRIGUES, Lucilene dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2649 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2649 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26492019-12-21T03:04:32Z Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA Resources adapted for learning of a student with intellectual disabilities of the municipal school system of Castanhal-PA RODRIGUES, Lucilene dos Santos LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante http://lattes.cnpq.br/7850745742319008 Estudantes deficientes Incapacidade intelectual Aprendizagem Castanhal (PA) Students with disabilities Stupidity Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da Educação Especial que ao longo dos anos vem lutando para garantir seu espaço na sociedade. O presente estudo tem como finalidade comparar, antes e após a utilização de recursos adaptados, a aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, primeiro com o levantamento das dificuldades através da observação da rotina do discente na escola. Em seguida, a realização de atividades com recursos adaptados para atender as suas necessidades e foi possível promover, no período de realização do trabalho, uma maior interação do aluno com o ambiente escolar, desenvolver a capacidade de percepção, de movimentação e de concentração. Nesse sentido, foi possível observar que trabalhar a individualidade do estudante é muito importante na Educação Especial, tendo em vista que cada pessoa, principalmente o público em questão, apresenta peculiaridades, onde a melhor forma de ensinar é introduzindo esses alunos em um ambiente rico em aprendizagem 2019-12-20T16:53:00Z 2019-12-20T16:53:00Z 2018-10-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Lucilene dos Santos. Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2649. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2649 por Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Estudantes deficientes Incapacidade intelectual Aprendizagem Castanhal (PA) Students with disabilities Stupidity Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Estudantes deficientes Incapacidade intelectual Aprendizagem Castanhal (PA) Students with disabilities Stupidity Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS RODRIGUES, Lucilene dos Santos Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA |
topic_facet |
Estudantes deficientes Incapacidade intelectual Aprendizagem Castanhal (PA) Students with disabilities Stupidity Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Garantir o acesso universal à educação não é o suficiente para que todos possam ter uma
educação de forma justa, e ainda é comum que parte da população viva a margem do sistema
de ensino ou segregada dentro dele. Dentre essa parcela da população, temos o público-alvo da
Educação Especial que ao longo dos anos vem lutando para garantir seu espaço na sociedade.
O presente estudo tem como finalidade comparar, antes e após a utilização de recursos
adaptados, a aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino
de Castanhal-PA. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, primeiro com o levantamento
das dificuldades através da observação da rotina do discente na escola. Em seguida, a realização
de atividades com recursos adaptados para atender as suas necessidades e foi possível
promover, no período de realização do trabalho, uma maior interação do aluno com o ambiente
escolar, desenvolver a capacidade de percepção, de movimentação e de concentração. Nesse
sentido, foi possível observar que trabalhar a individualidade do estudante é muito importante
na Educação Especial, tendo em vista que cada pessoa, principalmente o público em questão,
apresenta peculiaridades, onde a melhor forma de ensinar é introduzindo esses alunos em um
ambiente rico em aprendizagem |
author_additional |
LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante |
author_additionalStr |
LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
RODRIGUES, Lucilene dos Santos |
title |
Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA |
title_short |
Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA |
title_full |
Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA |
title_fullStr |
Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA |
title_full_unstemmed |
Recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de Castanhal-PA |
title_sort |
recursos adaptados para aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual da rede municipal de ensino de castanhal-pa |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2649 |
_version_ |
1787154908966813696 |
score |
11.753735 |