/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever c...
Autor principal: | CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2667 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26672020-01-03T03:04:16Z Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA Evaluation instruments of reading and writing in the 1st cycle of elementary school: in a public school in Igarapé-Açu / PA CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da FREITAS, Cláudio Lopes de http://lattes.cnpq.br/9547616672006876 Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever como os docentes utilizam esses instrumentos e como estão trabalhando para que os discentes avancem quanto ao nível de desenvolvimento da escrita e leitura. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica. Aplica-se a este trabalho o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevistasemistruturada individual com a colaboração de três professoras do ensino fundamental, que atuam respectivamente com 1º, 2º e 3º ano. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação de leitura escrita, bem como trabalham os níveis de desenvolvimento tanto escrita quanto da leitura, além de terem um comprometimento inegável com a alfabetização dos docentes. 2020-01-02T16:18:02Z 2020-01-02T16:18:02Z 2018-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da. Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667 por Acesso Aberto 1 DVD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA |
topic_facet |
Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de
leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em
especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura.
Busca ainda descrever como os docentes utilizam esses instrumentos e como estão
trabalhando para que os discentes avancem quanto ao nível de desenvolvimento da escrita e
leitura. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica.
Aplica-se a este trabalho o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevistasemistruturada individual com a colaboração de três professoras do ensino fundamental, que
atuam respectivamente com 1º, 2º e 3º ano. Com base nos resultados obtidos, conclui-se
que os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação de leitura escrita, bem
como trabalham os níveis de desenvolvimento tanto escrita quanto da leitura, além de
terem um comprometimento inegável com a alfabetização dos docentes. |
author_additional |
FREITAS, Cláudio Lopes de |
author_additionalStr |
FREITAS, Cláudio Lopes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da |
title |
Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA |
title_short |
Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA |
title_full |
Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA |
title_fullStr |
Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA |
title_full_unstemmed |
Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA |
title_sort |
instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em igarapé-açu/pa |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667 |
_version_ |
1787154922089742336 |
score |
11.753896 |