Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA

O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever c...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2667
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26672020-01-03T03:04:16Z Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA Evaluation instruments of reading and writing in the 1st cycle of elementary school: in a public school in Igarapé-Açu / PA CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da FREITAS, Cláudio Lopes de http://lattes.cnpq.br/9547616672006876 Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever como os docentes utilizam esses instrumentos e como estão trabalhando para que os discentes avancem quanto ao nível de desenvolvimento da escrita e leitura. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica. Aplica-se a este trabalho o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevistasemistruturada individual com a colaboração de três professoras do ensino fundamental, que atuam respectivamente com 1º, 2º e 3º ano. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação de leitura escrita, bem como trabalham os níveis de desenvolvimento tanto escrita quanto da leitura, além de terem um comprometimento inegável com a alfabetização dos docentes. 2020-01-02T16:18:02Z 2020-01-02T16:18:02Z 2018-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da. Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667 por Acesso Aberto 1 DVD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Leitura
Escrita
Ensino fundamental
Reading
Writing
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Leitura
Escrita
Ensino fundamental
Reading
Writing
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da
Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
topic_facet Leitura
Escrita
Ensino fundamental
Reading
Writing
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O trabalho apresentado tem por objetivo investigar quais os instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do Ensino Fundamental que são utilizados pelo professor, em especial aqueles utilizados para identificar os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura. Busca ainda descrever como os docentes utilizam esses instrumentos e como estão trabalhando para que os discentes avancem quanto ao nível de desenvolvimento da escrita e leitura. Este trabalho esta dividido em duas seções, a primeira teórica e a segunda empírica. Aplica-se a este trabalho o foco qualitativo. Para a sua realização foi realizado entrevistasemistruturada individual com a colaboração de três professoras do ensino fundamental, que atuam respectivamente com 1º, 2º e 3º ano. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação de leitura escrita, bem como trabalham os níveis de desenvolvimento tanto escrita quanto da leitura, além de terem um comprometimento inegável com a alfabetização dos docentes.
author_additional FREITAS, Cláudio Lopes de
author_additionalStr FREITAS, Cláudio Lopes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CONCEIÇÃO, Terezinha de Jesus Lima da
title Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
title_short Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
title_full Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
title_fullStr Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
title_full_unstemmed Instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em Igarapé-Açu/PA
title_sort instrumentos avaliativos de leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental: em uma escola pública em igarapé-açu/pa
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2667
_version_ 1787154922089742336
score 11.653393