/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad
The research presented here has as main objective to know how the act of playing can be important in the pedagogical practice of the nursery school teacher of the Municipal School of Infant and Elementary Education Casulo Nilma Assad. The problematic approach was instituted in: problematic as the...
Autor principal: | NASCIMENTO, Rosiane Cristina Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2671 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2671 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26712020-01-07T03:03:59Z A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad The importance of playing in the pedagogical practice of the preschool teacher at Casulo Nilma Assad Nursery NASCIMENTO, Rosiane Cristina Costa SILVA, Ellen Aguiar da http://lattes.cnpq.br/1207901615140151 Brincadeiras Prática de ensino Educação infantil Play Student teaching Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The research presented here has as main objective to know how the act of playing can be important in the pedagogical practice of the nursery school teacher of the Municipal School of Infant and Elementary Education Casulo Nilma Assad. The problematic approach was instituted in: problematic as the ludic activities in particular the act of playing can be fundamental and important for the development of a learning with more quality in the education of children? How can this act provide learning resources to Nilma Assad Daycare students? Regarding the methodological procedures, the study brings a qualitative research and also a case study in a municipal institution of the city of Boni9to Pará, with data collection through a semi-structured questionnaire to be answered individually. The sample was formed by 2 (two) teachers of the municipal education network and active in Early Childhood Education. The research is based on the studies of authors such as Kishimoto (1994), Kami (2001), Piaget (1971), Wajskop (2007) and Vasconcelos (1994) among others. The results show that games and games when used in learning can be an excellent teaching tool for the teacher and can help him to develop activities that help him in the process of teaching and learning. The research findings show that these educational methodologies break down any and all paradigm of a traditional education providing much more dynamism and quality education. A pesquisa aqui apresentada traz como principal objetivo analisar da importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem da educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Casulo Nilma Assad. A problemática abordada instituiu-se em: como as atividades lúdicas em especial o ato de brincar pode ser fundamental e importante para o desenvolvimento de uma aprendizagem com mais qualidade na educação infantil? De que forma o brincar pode oferecer recursos de aprendizagem aos alunos da Educação Infantil da Creche Nilma Assad? No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, o estudo traz uma pesquisa qualitativa a pesquisa também é caracterizada como um estudo de caso na realidade de uma instituição educacional que visa o pleno desenvolvimento dos seus educandos pesquisados.com coleta de dados através de um questionário semiestruturado para que sejam respondidos individualmente. A amostra foi formada por 2 (dois) professores da rede municipal de ensino e atuantes na Educação Infantil. A pesquisa baseia-se nos estudos de autores como: Kishimoto (1994), Kami (2001), Piaget (1971), Wajskop (2007) e Vasconcelos (1994) dentre outros. Os resultados apontam que os jogos e brincadeiras quando utilizados da aprendizagem podem ser uma excelente ferramenta de ensino para o professor podendo ajudá-lo a desenvolver atividades no processo de ensino e aprendizagem. As conclusões da pesquisa mostram que essas metodologias educacionais rompe qualquer paradigma de uma educação tradicional proporcionando muito mais dinâmica e qualidade a educação. 2020-01-06T13:29:33Z 2020-01-06T13:29:33Z 2018-10-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Rosiane Cristina Costa. A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2671. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2671 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Brincadeiras Prática de ensino Educação infantil Play Student teaching Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Brincadeiras Prática de ensino Educação infantil Play Student teaching Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS NASCIMENTO, Rosiane Cristina Costa A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad |
topic_facet |
Brincadeiras Prática de ensino Educação infantil Play Student teaching Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
The research presented here has as main objective to know how the act of playing
can be important in the pedagogical practice of the nursery school teacher of the
Municipal School of Infant and Elementary Education Casulo Nilma Assad. The
problematic approach was instituted in: problematic as the ludic activities in
particular the act of playing can be fundamental and important for the development
of a learning with more quality in the education of children? How can this act
provide learning resources to Nilma Assad Daycare students? Regarding the
methodological procedures, the study brings a qualitative research and also a case
study in a municipal institution of the city of Boni9to Pará, with data collection
through a semi-structured questionnaire to be answered individually. The sample
was formed by 2 (two) teachers of the municipal education network and active in
Early Childhood Education. The research is based on the studies of authors such
as Kishimoto (1994), Kami (2001), Piaget (1971), Wajskop (2007) and Vasconcelos
(1994) among others. The results show that games and games when used in
learning can be an excellent teaching tool for the teacher and can help him to
develop activities that help him in the process of teaching and learning. The
research findings show that these educational methodologies break down any and
all paradigm of a traditional education providing much more dynamism and quality
education. |
author_additional |
SILVA, Ellen Aguiar da |
author_additionalStr |
SILVA, Ellen Aguiar da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NASCIMENTO, Rosiane Cristina Costa |
title |
A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad |
title_short |
A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad |
title_full |
A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad |
title_fullStr |
A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad |
title_full_unstemmed |
A importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na Creche Municipal Casulo Nilma Assad |
title_sort |
importância do ato de brincar na prática pedagógica do professor de educação infantil na creche municipal casulo nilma assad |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2671 |
_version_ |
1787154922683236352 |
score |
11.753735 |