/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA
The work "Methods and Instruments used by teachers in the 1st cycle of literacy in E. M. E. F. Gleba Pernambuco in Inhangapi -PA" is a topic of great importance in the school context, especially in the first cycle of primary school literacy. Given this importance, the general objective of this...
Autor principal: | ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2676 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2676 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-26762020-01-07T03:04:00Z Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA Learning assessment: methods and instruments used by teachers in the 1st literacy cycle at EMEIF Gleba Pernambuco in Inhangapi-PA ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de AZEVEDO, Marcos Lobo de http://lattes.cnpq.br/2707853818176197 Alfabetização Aprendizagem Literacy Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The work "Methods and Instruments used by teachers in the 1st cycle of literacy in E. M. E. F. Gleba Pernambuco in Inhangapi -PA" is a topic of great importance in the school context, especially in the first cycle of primary school literacy. Given this importance, the general objective of this research is to analyze the methods and instruments that the teachers of the Mun School. Ens. Inf. And Fund. Gleba Pernambuco use to evaluate the learning of the students of the 1st cycle of literacy. The specific objectives are: to know how the assessment of learning occurs in the 1st cycle of literacy and to identify which methods and instruments of evaluation are used by teachers of the first cycle of literacy. The work was consolidated through the application of a semistructured interview with the teachers of the mentioned school, dialoguing with theoretical bases such as: Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi, Celso Vasconcellos, Phillipe Perrenoud, among others. The results show that the evaluation methods and instruments used by teachers in the first cycle of literacy in EMEIF Gleba Pernambuco are observations, evaluative activities and tests, but they are not enough to accompany the students' full development. teachers need to use a variety of tools to obtain the diagnosis, taking into account the diversity in the learning of each learner. However, it is worth emphasizing that the evaluation is still an issue that is not very discussed within the scope of this school and that needs to be worked with continuing education for teachers. O trabalho “Métodos e Instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na E. M. E. I. F. Gleba Pernambuco em Inhangapi -PA” é um tema de suma importância no contexto escolar, principalmente no primeiro ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Diante dessa importância, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os métodos e instrumentos que os professores da Escola Mun. Ens. Inf. e Fund. Gleba Pernambuco utilizam para realizar a avaliação da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo de alfabetização. Os objetivos específicos são: conhecer como se dá a avaliação da aprendizagem no 1º ciclo de alfabetização e identificar que métodos e instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores do primeiro ciclo de alfabetização. O trabalho consolidou-se por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com os professores da referida escola dialogando com bases teóricas como: Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi, Celso Vasconcellos, Phillipe Perrenoud, dentre outros. Os resultados apontam que os métodos e instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes no primeiro ciclo de alfabetização na E M E I F Gleba Pernambuco são as observações, atividades avaliativas e provas, mas que não são suficientes para acompanhar o desenvolvimento pleno dos educandos, pois segundo os autores citados no trabalho, os docentes precisam utilizar diversos instrumentos variados para obterem o diagnóstico, levando em consideração as diversidades na aprendizagem de cada educando. Entretanto, vale ressaltar que a avaliação ainda é um tema pouco discutido no âmbito da referida escola e que precisa ser trabalhado com formação continuada para os docentes. 2020-01-06T20:07:51Z 2020-01-06T20:07:51Z 2018-09-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de. Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2676. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2676 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Alfabetização Aprendizagem Literacy Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Alfabetização Aprendizagem Literacy Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA |
topic_facet |
Alfabetização Aprendizagem Literacy Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
The work "Methods and Instruments used by teachers in the 1st cycle of literacy in E.
M. E. F. Gleba Pernambuco in Inhangapi -PA" is a topic of great importance in the
school context, especially in the first cycle of primary school literacy. Given this
importance, the general objective of this research is to analyze the methods and
instruments that the teachers of the Mun School. Ens. Inf. And Fund. Gleba
Pernambuco use to evaluate the learning of the students of the 1st cycle of literacy.
The specific objectives are: to know how the assessment of learning occurs in the 1st
cycle of literacy and to identify which methods and instruments of evaluation are used
by teachers of the first cycle of literacy. The work was consolidated through the
application of a semistructured interview with the teachers of the mentioned school,
dialoguing with theoretical bases such as: Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi,
Celso Vasconcellos, Phillipe Perrenoud, among others. The results show that the
evaluation methods and instruments used by teachers in the first cycle of literacy in
EMEIF Gleba Pernambuco are observations, evaluative activities and tests, but they
are not enough to accompany the students' full development. teachers need to use a
variety of tools to obtain the diagnosis, taking into account the diversity in the
learning of each learner. However, it is worth emphasizing that the evaluation is still
an issue that is not very discussed within the scope of this school and that needs to
be worked with continuing education for teachers. |
author_additional |
AZEVEDO, Marcos Lobo de |
author_additionalStr |
AZEVEDO, Marcos Lobo de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de |
title |
Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA |
title_short |
Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA |
title_full |
Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA |
title_sort |
avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na emeif gleba pernambuco em inhangapi-pa |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2676 |
_version_ |
1787154923426676736 |
score |
11.753735 |