Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização

Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA

This work seeks to discuss alternative and significant Environmental Education (EE) practices, based on the interrelation with cultural themes, in the Lower Secondary School of a public school in the municipality of Ananindeua-PA. The proposal of cultural approach of EA sought to contemplate a ethni...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Vanessa Santos do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2773
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2773
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-27732020-01-15T03:04:31Z Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA NASCIMENTO, Vanessa Santos do BRITO, Adilson Júnior Ishihara http://lattes.cnpq.br/5217224392697515 Educação ambiental Ensino-aprendizagem Mitologia Iorubá Environmental education Teaching-learning Yoruba mythology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::REGIONALIZACAO This work seeks to discuss alternative and significant Environmental Education (EE) practices, based on the interrelation with cultural themes, in the Lower Secondary School of a public school in the municipality of Ananindeua-PA. The proposal of cultural approach of EA sought to contemplate a ethnic-racial discussion linked to the celebrations of the "Black Consciousness Day", with emphasis on the relationship between the need for learning about environmental preservation and the Yoruba Afro-Brazilian mythology, characterized in the Orixás figure. The development of this activity, however, triggered situations of cultural intolerance, which elucidated some important limits that Brazilian public education must face in order to consolidate Social Democracy, as well as demonstrating the considerable challenges of teaching / learning of EE, based on children's reality and culture present in the basic formation of the Brazilian public school. Este trabalho busca discutir práticas alternativas e significativas de Educação Ambiental (EA), a partir da interrelação com temas culturais, no Ensino Fundamental Menor de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A proposta de abordagem cultural da EA procurou contemplar uma discussão étnicorracial ligada às comemorações do “Dia da Consciência Negra”, com ênfase na relação entre a necessidade de aprendizagem sobre a preservação ambiental e a mitologia afrobrasileira Iorubá, caracterizada na figura dos Orixás. O desenvolvimento dessa atividade, no entanto, desencadeou situações de intolerância cultural, que elucidaram alguns importantes limites que a educação pública brasileira precisa enfrentar para consolidar a Democracia social, assim como demonstraram os desafios consideráveis do ensino/aprendizagem de EA, a partir da realidade e da cultura infantis presentes na formação básica da escola pública brasileira. 2020-01-14T13:21:08Z 2020-01-14T13:21:08Z 2019-03-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização NASCIMENTO, Vanessa Santos do. Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA. Orientador: Adilson Júnior Ishihara Brito. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Meio Ambiente) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2773. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2773 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação ambiental
Ensino-aprendizagem
Mitologia Iorubá
Environmental education
Teaching-learning
Yoruba mythology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::REGIONALIZACAO
spellingShingle Educação ambiental
Ensino-aprendizagem
Mitologia Iorubá
Environmental education
Teaching-learning
Yoruba mythology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::REGIONALIZACAO
NASCIMENTO, Vanessa Santos do
Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
topic_facet Educação ambiental
Ensino-aprendizagem
Mitologia Iorubá
Environmental education
Teaching-learning
Yoruba mythology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::REGIONALIZACAO
description This work seeks to discuss alternative and significant Environmental Education (EE) practices, based on the interrelation with cultural themes, in the Lower Secondary School of a public school in the municipality of Ananindeua-PA. The proposal of cultural approach of EA sought to contemplate a ethnic-racial discussion linked to the celebrations of the "Black Consciousness Day", with emphasis on the relationship between the need for learning about environmental preservation and the Yoruba Afro-Brazilian mythology, characterized in the Orixás figure. The development of this activity, however, triggered situations of cultural intolerance, which elucidated some important limits that Brazilian public education must face in order to consolidate Social Democracy, as well as demonstrating the considerable challenges of teaching / learning of EE, based on children's reality and culture present in the basic formation of the Brazilian public school.
author_additional BRITO, Adilson Júnior Ishihara
author_additionalStr BRITO, Adilson Júnior Ishihara
format Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
author NASCIMENTO, Vanessa Santos do
title Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
title_short Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
title_full Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
title_fullStr Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
title_full_unstemmed Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
title_sort desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no ensino fundamental menor – ananindeua/pa
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2773
_version_ 1787154925364445184
score 11.753896