/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Po...
Autor principal: | DIAS, Jeferson Ataide |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2812 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28122024-05-23T13:42:50Z Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso DIAS, Jeferson Ataide BORGES, Carlos Nazareno Ferreira http://lattes.cnpq.br/2548063126332942 https://orcid.org/0000-0002-1908-3315 Educação física Formação profissional Formação ampliada Physical education Professional qualification Extended formation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de formação ampla pelo curso. 2020-01-27T19:44:35Z 2020-01-27T19:44:35Z 2018-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DIAS. Jeferson Ataide. Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: Uma análise do projeto pedagógico de curso. Orientador: Carlos Nazareno Ferreira Borges. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Fisica) – Faculdade de Educação Fisica, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação física Formação profissional Formação ampliada Physical education Professional qualification Extended formation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Educação física Formação profissional Formação ampliada Physical education Professional qualification Extended formation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA DIAS, Jeferson Ataide Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso |
topic_facet |
Educação física Formação profissional Formação ampliada Physical education Professional qualification Extended formation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na
formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do
Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende
analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico
em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades
da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na
formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do
Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do
PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do
mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da
formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional
no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando
como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de
Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da
educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os
resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o
curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de
duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta
referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de
atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das
abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas
referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos
sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de
formação ampla pelo curso. |
author_additional |
BORGES, Carlos Nazareno Ferreira |
author_additionalStr |
BORGES, Carlos Nazareno Ferreira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
DIAS, Jeferson Ataide |
title |
Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso |
title_short |
Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso |
title_full |
Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso |
title_fullStr |
Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso |
title_full_unstemmed |
Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso |
title_sort |
limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812 |
_version_ |
1829093013484208128 |
score |
11.753735 |