Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso

Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Po...

ver descrição completa

Autor principal: DIAS, Jeferson Ataide
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2812
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28122024-05-23T13:42:50Z Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso DIAS, Jeferson Ataide BORGES, Carlos Nazareno Ferreira http://lattes.cnpq.br/2548063126332942 https://orcid.org/0000-0002-1908-3315 Educação física Formação profissional Formação ampliada Physical education Professional qualification Extended formation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de formação ampla pelo curso. 2020-01-27T19:44:35Z 2020-01-27T19:44:35Z 2018-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DIAS. Jeferson Ataide. Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: Uma análise do projeto pedagógico de curso. Orientador: Carlos Nazareno Ferreira Borges. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Fisica) – Faculdade de Educação Fisica, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação física
Formação profissional
Formação ampliada
Physical education
Professional qualification
Extended formation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Educação física
Formação profissional
Formação ampliada
Physical education
Professional qualification
Extended formation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
DIAS, Jeferson Ataide
Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
topic_facet Educação física
Formação profissional
Formação ampliada
Physical education
Professional qualification
Extended formation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de formação ampla pelo curso.
author_additional BORGES, Carlos Nazareno Ferreira
author_additionalStr BORGES, Carlos Nazareno Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author DIAS, Jeferson Ataide
title Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
title_short Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
title_full Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
title_fullStr Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
title_full_unstemmed Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
title_sort limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2812
_version_ 1829093013484208128
score 11.753735