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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará
A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação partici...
Autor principal: | SILVA, Mauricélio da Costa |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106 |
Resumo: |
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A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e
possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual,
sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do
estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação
participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada.
Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período
vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além
disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação
Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado
da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a
técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um
cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação
a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços
e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa
pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no
processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na
escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos
para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de
garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF
para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil. |