Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas

Este trabalho trata de um estudo bibliográfico sobre questões relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA) e ensino de ciências. A pessoa com autismo apresenta deficiência na interação, tem interesses específicos e problemas com a comunicação. O objetivo é analisar, a partir da literatura di...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2835
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2835
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28352020-02-07T21:36:10Z Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Autismo Ensino de ciências Metodologias Inclusão CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Este trabalho trata de um estudo bibliográfico sobre questões relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA) e ensino de ciências. A pessoa com autismo apresenta deficiência na interação, tem interesses específicos e problemas com a comunicação. O objetivo é analisar, a partir da literatura disponível sobre a temática, a importância da inclusão no ambiente escolar e das metodologias de ensino em ciências em turmas regulares que possuam alunos autistas matriculados. Para a realização desta revisão foram feitas pesquisas na internet em revistas, livros e sites com a perspectiva de responder ao problema: Que desafios o ensino de ciências exige para a inclusão de aluno com transtorno do espectro autista (TEA)? Para tanto, são analisadas algumas questões quanto às leis que regem a educação especial e a educação inclusiva, e às metodologias desenvolvidas e publicadas eletronicamente. Os dados mostram que ensinar ciências além de necessitar relacionar-se com conteúdos complexos, necessita também de estratégias e recursos que facilitem a compreensão do aluno com TEA. Considero ao final que as metodologias exigem do professor desenvolver interesses pela temática ciências, e os materiais a serem utilizados nas aulas devem despertar aproximações com os interesses maiores do aluno autista. 2020-01-29T23:16:36Z 2020-01-29T23:16:36Z 2018-03-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de. Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2835. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2835 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Autismo
Ensino de ciências
Metodologias
Inclusão
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Autismo
Ensino de ciências
Metodologias
Inclusão
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de
Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
topic_facet Autismo
Ensino de ciências
Metodologias
Inclusão
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Este trabalho trata de um estudo bibliográfico sobre questões relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA) e ensino de ciências. A pessoa com autismo apresenta deficiência na interação, tem interesses específicos e problemas com a comunicação. O objetivo é analisar, a partir da literatura disponível sobre a temática, a importância da inclusão no ambiente escolar e das metodologias de ensino em ciências em turmas regulares que possuam alunos autistas matriculados. Para a realização desta revisão foram feitas pesquisas na internet em revistas, livros e sites com a perspectiva de responder ao problema: Que desafios o ensino de ciências exige para a inclusão de aluno com transtorno do espectro autista (TEA)? Para tanto, são analisadas algumas questões quanto às leis que regem a educação especial e a educação inclusiva, e às metodologias desenvolvidas e publicadas eletronicamente. Os dados mostram que ensinar ciências além de necessitar relacionar-se com conteúdos complexos, necessita também de estratégias e recursos que facilitem a compreensão do aluno com TEA. Considero ao final que as metodologias exigem do professor desenvolver interesses pela temática ciências, e os materiais a serem utilizados nas aulas devem despertar aproximações com os interesses maiores do aluno autista.
author_additional SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
author_additionalStr SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de
title Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
title_short Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
title_full Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
title_fullStr Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
title_full_unstemmed Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
title_sort aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2835
_version_ 1787154929467523072
score 11.753735