/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
Este trabalho trata de um estudo bibliográfico sobre questões relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA) e ensino de ciências. A pessoa com autismo apresenta deficiência na interação, tem interesses específicos e problemas com a comunicação. O objetivo é analisar, a partir da literatura di...
Autor principal: | SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2835 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2835 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28352020-02-07T21:36:10Z Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Autismo Ensino de ciências Metodologias Inclusão CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Este trabalho trata de um estudo bibliográfico sobre questões relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA) e ensino de ciências. A pessoa com autismo apresenta deficiência na interação, tem interesses específicos e problemas com a comunicação. O objetivo é analisar, a partir da literatura disponível sobre a temática, a importância da inclusão no ambiente escolar e das metodologias de ensino em ciências em turmas regulares que possuam alunos autistas matriculados. Para a realização desta revisão foram feitas pesquisas na internet em revistas, livros e sites com a perspectiva de responder ao problema: Que desafios o ensino de ciências exige para a inclusão de aluno com transtorno do espectro autista (TEA)? Para tanto, são analisadas algumas questões quanto às leis que regem a educação especial e a educação inclusiva, e às metodologias desenvolvidas e publicadas eletronicamente. Os dados mostram que ensinar ciências além de necessitar relacionar-se com conteúdos complexos, necessita também de estratégias e recursos que facilitem a compreensão do aluno com TEA. Considero ao final que as metodologias exigem do professor desenvolver interesses pela temática ciências, e os materiais a serem utilizados nas aulas devem despertar aproximações com os interesses maiores do aluno autista. 2020-01-29T23:16:36Z 2020-01-29T23:16:36Z 2018-03-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de. Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2835. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2835 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Autismo Ensino de ciências Metodologias Inclusão CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Autismo Ensino de ciências Metodologias Inclusão CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas |
topic_facet |
Autismo Ensino de ciências Metodologias Inclusão CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
Este trabalho trata de um estudo bibliográfico sobre questões relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA) e ensino de ciências. A pessoa com autismo apresenta deficiência na interação, tem interesses específicos e problemas com a comunicação. O objetivo é analisar, a partir da literatura disponível sobre a temática, a importância da inclusão no ambiente escolar e das metodologias de ensino em ciências em turmas regulares que possuam alunos autistas matriculados. Para a realização desta revisão foram feitas pesquisas na internet em revistas, livros e sites com a perspectiva de responder ao problema: Que desafios o ensino de ciências exige para a inclusão de aluno com transtorno do espectro autista (TEA)? Para tanto, são analisadas algumas questões quanto às leis que regem a educação especial e a educação inclusiva, e às metodologias desenvolvidas e publicadas eletronicamente. Os dados mostram que ensinar ciências além de necessitar relacionar-se com conteúdos complexos, necessita também de estratégias e recursos que facilitem a compreensão do aluno com TEA. Considero ao final que as metodologias exigem do professor desenvolver interesses pela temática ciências, e os materiais a serem utilizados nas aulas devem despertar aproximações com os interesses maiores do aluno autista. |
author_additional |
SILVA, Maria de Fátima Vilhena da |
author_additionalStr |
SILVA, Maria de Fátima Vilhena da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de |
title |
Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas |
title_short |
Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas |
title_full |
Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas |
title_fullStr |
Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas |
title_full_unstemmed |
Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas |
title_sort |
aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2835 |
_version_ |
1787154929467523072 |
score |
11.753735 |