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Artigo
Sexualidade nos anos iniciais: um direito da criança e uma responsabilidade também das escolas
Este artigo aborda o tema sexualidade infantil visando à necessidade de trabalhar essa temática no contexto escolar para os anos iniciais, de forma adequada, onde a criança obtenha a aprendizagem numa perspectiva também de prevenção contra o abuso sexual. De acordo com essa abordagem a pesquisa e...
Autor principal: | SILVA, Isabel Cristina Fonseca |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28552020-02-07T20:49:35Z Sexualidade nos anos iniciais: um direito da criança e uma responsabilidade também das escolas SILVA, Isabel Cristina Fonseca SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira http://lattes.cnpq.br/3618513939276131 https://orcid.org/0000-0002-3448-9161 Sexualidade Criança Formação de professores Séries iniciais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo aborda o tema sexualidade infantil visando à necessidade de trabalhar essa temática no contexto escolar para os anos iniciais, de forma adequada, onde a criança obtenha a aprendizagem numa perspectiva também de prevenção contra o abuso sexual. De acordo com essa abordagem a pesquisa e de cunho bibliográfico onde existem documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), que justificam essa necessidade de falar sobre a sexualidade e o direito de aprender dessas crianças, onde o professor precisa estar preparado com bases informativas que de fato esclareça as diferenças entre os termos sexo e sexualidade, para que o mesmo adquira conceitos construtivos para trabalhar com naturalidade oque faz parte do processo de desenvolvimento humano. Objetiva-se apresentar através de argumentos conceituais, metodológicos e pedagógicos sobre o tema; além de diretrizes que apresentam aspectos importantes para se explorar a temática sexualidade no contexto escolar para crianças, o que favorece o desenvolvimento psicossocial, o direito de ter acesso à discussão de qualidade, sobre a sexualidade e o papel que cabe a escola e ao professor em atender e garantir esse direito. Contudo são discussões que levam a uma reflexão mais ampla sobre o que será importante conhecer sobre o assunto numa intervenção pedagógica e sistematizada por princípios norteadores como a importância da sexualidade na infância, a questão comportamental, anatomia, relações interpessoais e o desenvolvimento psíquico e intelectual da criança. 2020-02-03T20:39:32Z 2020-02-03T20:39:32Z 2017-05-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Isabel Cristina Fonseca. Sexualidade nos anos iniciais: um direito da criança e uma responsabilidade também das escolas. Orientadora: Silvaney Fonseca Ferreira Seabra. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2855. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2855 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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MonografiaUFPA |
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Este artigo aborda o tema sexualidade infantil visando à necessidade de trabalhar essa
temática no contexto escolar para os anos iniciais, de forma adequada, onde a criança obtenha
a aprendizagem numa perspectiva também de prevenção contra o abuso sexual. De acordo
com essa abordagem a pesquisa e de cunho bibliográfico onde existem documentos oficiais
como Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Básica (2013), que justificam essa necessidade de falar sobre a sexualidade e o
direito de aprender dessas crianças, onde o professor precisa estar preparado com bases
informativas que de fato esclareça as diferenças entre os termos sexo e sexualidade, para que
o mesmo adquira conceitos construtivos para trabalhar com naturalidade oque faz parte do
processo de desenvolvimento humano. Objetiva-se apresentar através de argumentos
conceituais, metodológicos e pedagógicos sobre o tema; além de diretrizes que apresentam
aspectos importantes para se explorar a temática sexualidade no contexto escolar para
crianças, o que favorece o desenvolvimento psicossocial, o direito de ter acesso à discussão de
qualidade, sobre a sexualidade e o papel que cabe a escola e ao professor em atender e
garantir esse direito. Contudo são discussões que levam a uma reflexão mais ampla sobre o
que será importante conhecer sobre o assunto numa intervenção pedagógica e sistematizada
por princípios norteadores como a importância da sexualidade na infância, a questão
comportamental, anatomia, relações interpessoais e o desenvolvimento psíquico e intelectual
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