/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Vivências e reflexões com práticas experimentais no ensino de ciências para os anos iniciais
A formação é discutida tendo em vista as práticas experimentais com ênfase na discussão sobre hipóteses, na realização de uma atividade com crianças e na análise de um roteiro experimental destinado aos anos iniciais, no âmbito das práticas ocorridas no Laboratório didático de ensino de ciências do...
Autor principal: | COSTA, Sabrina Freitas da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2861 |
Resumo: |
---|
A formação é discutida tendo em vista as práticas experimentais com ênfase na discussão sobre hipóteses, na realização de uma atividade com crianças e na análise de um roteiro experimental destinado aos anos iniciais, no âmbito das práticas ocorridas no Laboratório didático de ensino de ciências do Instituto de Educação Matemática e Científica. A pesquisa narrativa fundamenta o estudo dessa experiência, como que reflexões construo de minhas experiências formativas sobre o uso de hipótese em atividade experimentais? Assim recordo as memórias da infância e de estudante da educação básica comparecem na discussão sobre o ensino do conhecimento científico, visando projeções futuras de minha atuação profissional. Uso como instrumento à minhas anotações, fotos e textos da experiencia vivida para a partir deles construir minha narrativa formativa resultante do processo de interpretação. Este estudo gerou sentidos relativos de uma educação em ciências que contemple a interdisciplinaridade e a investigação nos anos inicias articulados pelo processo de autoformação. |