Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Vivências e reflexões com práticas experimentais no ensino de ciências para os anos iniciais

A formação é discutida tendo em vista as práticas experimentais com ênfase na discussão sobre hipóteses, na realização de uma atividade com crianças e na análise de um roteiro experimental destinado aos anos iniciais, no âmbito das práticas ocorridas no Laboratório didático de ensino de ciências do...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Sabrina Freitas da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2861
Resumo:
A formação é discutida tendo em vista as práticas experimentais com ênfase na discussão sobre hipóteses, na realização de uma atividade com crianças e na análise de um roteiro experimental destinado aos anos iniciais, no âmbito das práticas ocorridas no Laboratório didático de ensino de ciências do Instituto de Educação Matemática e Científica. A pesquisa narrativa fundamenta o estudo dessa experiência, como que reflexões construo de minhas experiências formativas sobre o uso de hipótese em atividade experimentais? Assim recordo as memórias da infância e de estudante da educação básica comparecem na discussão sobre o ensino do conhecimento científico, visando projeções futuras de minha atuação profissional. Uso como instrumento à minhas anotações, fotos e textos da experiencia vivida para a partir deles construir minha narrativa formativa resultante do processo de interpretação. Este estudo gerou sentidos relativos de uma educação em ciências que contemple a interdisciplinaridade e a investigação nos anos inicias articulados pelo processo de autoformação.