/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular
O tema proposto neste trabalho buscou identificar as dificuldades que o docente tem para perceber o aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de pesquisas em artigos que abordam o tema. O estudo deste tema é importante para o processo da formação dos professores, pois os docentes nec...
Autor principal: | Caseiro, Eny Tayná Miranda |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2886 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2886 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28862020-02-11T03:04:34Z O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular Caseiro, Eny Tayná Miranda SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Altas habilidades Formação de professores Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL O tema proposto neste trabalho buscou identificar as dificuldades que o docente tem para perceber o aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de pesquisas em artigos que abordam o tema. O estudo deste tema é importante para o processo da formação dos professores, pois os docentes necessitam saber como melhor trabalhar com os alunos com AH/SD. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de artigos, legislação sobre políticas de educação inclusiva e artigos. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais cedo houver um diagnóstico e uma intervenção, maior será a chance de o aluno desenvolver suas potencialidades e ser incluso na sociedade. A inclusão é um caminho longo a ser percorrido, que embora já possua avanços, ainda há uma enorme necessidade de intervenções na prática educativa, apoio da família e políticas educacionais efetivas. 2020-02-10T20:42:18Z 2020-02-10T20:42:18Z 2019-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CASEIRO, Eny Tayná Miranda. O desafio do professor: identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2886. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2886 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Altas habilidades Formação de professores Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Altas habilidades Formação de professores Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Caseiro, Eny Tayná Miranda O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular |
topic_facet |
Altas habilidades Formação de professores Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
O tema proposto neste trabalho buscou identificar as dificuldades que o docente tem para perceber o aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de pesquisas em artigos que abordam o tema. O estudo deste tema é importante para o processo da formação dos professores, pois os docentes necessitam saber como melhor trabalhar com os alunos com AH/SD. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de artigos, legislação sobre políticas de educação inclusiva e artigos. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais cedo houver um diagnóstico e uma intervenção, maior será a chance de o aluno desenvolver suas potencialidades e ser incluso na sociedade. A inclusão é um caminho longo a ser percorrido, que embora já possua avanços, ainda há uma enorme necessidade de intervenções na prática educativa, apoio da família e políticas educacionais efetivas. |
author_additional |
SILVA, Maria de Fátima Vilhena da |
author_additionalStr |
SILVA, Maria de Fátima Vilhena da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
Caseiro, Eny Tayná Miranda |
title |
O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular |
title_short |
O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular |
title_full |
O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular |
title_fullStr |
O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular |
title_full_unstemmed |
O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular |
title_sort |
o desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2886 |
_version_ |
1787154936753029120 |
score |
11.755432 |