Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular

O tema proposto neste trabalho buscou identificar as dificuldades que o docente tem para perceber o aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de pesquisas em artigos que abordam o tema. O estudo deste tema é importante para o processo da formação dos professores, pois os docentes nec...

ver descrição completa

Autor principal: Caseiro, Eny Tayná Miranda
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2886
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2886
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28862020-02-11T03:04:34Z O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular Caseiro, Eny Tayná Miranda SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Altas habilidades Formação de professores Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL O tema proposto neste trabalho buscou identificar as dificuldades que o docente tem para perceber o aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de pesquisas em artigos que abordam o tema. O estudo deste tema é importante para o processo da formação dos professores, pois os docentes necessitam saber como melhor trabalhar com os alunos com AH/SD. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de artigos, legislação sobre políticas de educação inclusiva e artigos. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais cedo houver um diagnóstico e uma intervenção, maior será a chance de o aluno desenvolver suas potencialidades e ser incluso na sociedade. A inclusão é um caminho longo a ser percorrido, que embora já possua avanços, ainda há uma enorme necessidade de intervenções na prática educativa, apoio da família e políticas educacionais efetivas. 2020-02-10T20:42:18Z 2020-02-10T20:42:18Z 2019-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CASEIRO, Eny Tayná Miranda. O desafio do professor: identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2886. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2886 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Altas habilidades
Formação de professores
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Altas habilidades
Formação de professores
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Caseiro, Eny Tayná Miranda
O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular
topic_facet Altas habilidades
Formação de professores
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description O tema proposto neste trabalho buscou identificar as dificuldades que o docente tem para perceber o aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de pesquisas em artigos que abordam o tema. O estudo deste tema é importante para o processo da formação dos professores, pois os docentes necessitam saber como melhor trabalhar com os alunos com AH/SD. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de artigos, legislação sobre políticas de educação inclusiva e artigos. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais cedo houver um diagnóstico e uma intervenção, maior será a chance de o aluno desenvolver suas potencialidades e ser incluso na sociedade. A inclusão é um caminho longo a ser percorrido, que embora já possua avanços, ainda há uma enorme necessidade de intervenções na prática educativa, apoio da família e políticas educacionais efetivas.
author_additional SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
author_additionalStr SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author Caseiro, Eny Tayná Miranda
title O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular
title_short O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular
title_full O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular
title_fullStr O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular
title_full_unstemmed O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular
title_sort o desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2886
_version_ 1787154936753029120
score 11.755432