Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria

The End of Course paper (TCC) “Field Education in the Paraense Amazon: challenges and perspectives on agrarian reform settlements” is the course of studies ending, started during the four years in the pedagogy course from University 8 Federal of Pará and through of research realized as cientifi...

ver descrição completa

Autor principal: DIAS, Joyce Marcelly Corrêa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2898
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2898
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-28982022-07-07T13:01:36Z Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria DIAS, Joyce Marcelly Corrêa HAGE, Salomão Antonio Mufarrej http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 https://orcid.org/0000-0001-7801-0696 Educação do campo Identidade camponesa Políticas públicas Field education Identity Public policies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL The End of Course paper (TCC) “Field Education in the Paraense Amazon: challenges and perspectives on agrarian reform settlements” is the course of studies ending, started during the four years in the pedagogy course from University 8 Federal of Pará and through of research realized as cientific initiation intern, coordinated by Professor Dr. Salomao Hage. The research is qualitative and explores the real situation of field subject and their relationships with school education, using as locus the Joao Batista II settlement in Castanhal City in Pará State. For this research, we looking for understand territory conceptions and how is the reality about the field education in Brazil and mainly in our State. Understanding that education happened in differents locals and among them the field education is inserted, through questionnaire and interview bring exposed testimony of subjects and their concerns. The results show us the difficults the results show us the difficulties of maintaining the identity of the young and new residents of the settlement, the settled parents and the resistance in keeping the children in school and show us partnerships with educational institutions that assist in the development of projects in lots and training of youth and adults in the community. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Educação do Campo na Amazônia Paraense: desafios e perspectivas no âmbito dos Assentamentos da Reforma Agrária” constitui a finalização de um ciclo de estudos iniciado durante esses quatro anos de graduação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará e pesquisas desenvolvidas como bolsista de iniciação cientifica, estando sob coordenação do Prof. Salomão Hage. A pesquisa é qualitativa e explora a realidade dos sujeitos do campo e suas relações com a escola, tendo como lócus o Assentamento João Batista II situado na cidade de Castanhal-Pará. Para a pesquisa procuramos entender os conceitos de território e como se apresenta a realidade da Educação do Campo no Brasil e principalmente no Estado do Pará. Entendendo que a educação ocorre em diferentes espaços, em que se insere a Educação do Campo, através de questionário e entrevista apresento depoimentos de sujeitos e suas inquietações. Os resultados apontam as dificuldades para manter a identidade camponesa entre os jovens e novos moradores do assentamento, os pais assentados e a resistência para manter os filhos na escola; como também apresentam as parcerias com instituições de ensino que auxiliam no desenvolvimento de projetos nos lotes e formação dos jovens e adultos da comunidade 2020-02-11T17:58:17Z 2020-02-11T17:58:17Z 2018-08-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DIAS, Joyce Marcelly Corrêa. Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria. Orientador: Salomão Antonio Mufarrej Hage. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2898. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2898 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação do campo
Identidade camponesa
Políticas públicas
Field education
Identity
Public policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação do campo
Identidade camponesa
Políticas públicas
Field education
Identity
Public policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
DIAS, Joyce Marcelly Corrêa
Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria
topic_facet Educação do campo
Identidade camponesa
Políticas públicas
Field education
Identity
Public policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description The End of Course paper (TCC) “Field Education in the Paraense Amazon: challenges and perspectives on agrarian reform settlements” is the course of studies ending, started during the four years in the pedagogy course from University 8 Federal of Pará and through of research realized as cientific initiation intern, coordinated by Professor Dr. Salomao Hage. The research is qualitative and explores the real situation of field subject and their relationships with school education, using as locus the Joao Batista II settlement in Castanhal City in Pará State. For this research, we looking for understand territory conceptions and how is the reality about the field education in Brazil and mainly in our State. Understanding that education happened in differents locals and among them the field education is inserted, through questionnaire and interview bring exposed testimony of subjects and their concerns. The results show us the difficults the results show us the difficulties of maintaining the identity of the young and new residents of the settlement, the settled parents and the resistance in keeping the children in school and show us partnerships with educational institutions that assist in the development of projects in lots and training of youth and adults in the community.
author_additional HAGE, Salomão Antonio Mufarrej
author_additionalStr HAGE, Salomão Antonio Mufarrej
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author DIAS, Joyce Marcelly Corrêa
title Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria
title_short Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria
title_full Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria
title_fullStr Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria
title_full_unstemmed Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria
title_sort educação do campo na amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2898
_version_ 1787154938605862912
score 11.753896