Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA

This work inserted in the area of Textual Linguistics has as general objective to analyze the cohesive and lexical knowledge of the students of a class of the 3rd year of High School, of a state public school in Castanhal city, in the state of Pará, in Brazil, relating this to the development of...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Joelson Gama dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2942
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2942
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29422020-02-14T03:05:12Z Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA Relationship between students' lexical level and referential cohesion in argumentative texts: an experience with the third year of high school at Escola Lameira Bittencourt - Castanhal / PA SANTOS, Joelson Gama dos CUNHA, Marcos André Dantas da http://lattes.cnpq.br/0195316299643772 Língua portuguesa - Estudo e ensino Coesão (Linguística) Ensino médio Castanhal (PA) Portuguese language - Study and teaching Cohesion (Linguistics) High school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This work inserted in the area of Textual Linguistics has as general objective to analyze the cohesive and lexical knowledge of the students of a class of the 3rd year of High School, of a state public school in Castanhal city, in the state of Pará, in Brazil, relating this to the development of cohesion reference. Specifically, it aims to examine the lexical level and the occurrence of referential cohesion mechanisms in argumentative texts. This research has as theoretical foundation Koch (2010), Fávero (2003), Marcuschi (2012), Val (2006), Cançado (1995), Cardoso (1999), among other authors dedicated to the study of linguistics, human language in its various aspects. This research follows the qualitative and quantitative methods, and can be classified as descriptive and explanatory, of an applied nature, being carried out in three stages: 1) Collection of material to compose the research corpus, through the application of two activities: a production textual and an activity of lexical comprehension and production; 2) Bibliographic research; 3) Analysis and interpretation of the corpus and data obtained. The results showed that the lexical “limitation” appears as an adverse factor to the students' performance regarding the use of lexical reiteration referential cohesion mechanisms in dissertative argumentative texts. Este trabalho inserido na área da Linguística Textual tem como objetivo geral analisar o conhecimento coesivo e lexical dos discentes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, da cidade de Castanhal/PA, relacionando este com o desenvolvimento de coesão referencial. De forma específica, objetiva examinar o nível lexical e a ocorrência de mecanismos de coesão referencial em textos argumentativos. Esta pesquisa tem como embasamento teórico Koch (2010), Fávero (2003), Marcuschi (2012), Val (2006), Cançado (2015), Basilio (1995), Cardoso (1999), dentre outros autores que se dedicaram aos estudos da linguística, da linguagem humana, em seus vários aspectos. A referida pesquisa segue os métodos qualitativos e quantitativos, podendo ser classificada como descritiva e explicativa, sendo realizada em três etapas: 1) Coleta de material para compor o corpus de pesquisa, por meio da aplicação de duas atividades: uma produção textual e uma atividade de compreensão e produção lexical; 2) Pesquisa bibliográfica; 3) Análise e interpretação do corpus e dos dados obtidos. Os resultados alcançados apontaram que a “limitação” lexical aparece como fator adverso ao desempenho dos alunos com relação à utilização dos mecanismos de coesão referencial por reiteração, de ordem lexical, em textos dissertativo-argumentativos. 2020-02-13T17:57:50Z 2020-02-13T17:57:50Z 2019 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Joelson Gama dos. Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2942. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2942 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Coesão (Linguística)
Ensino médio
Castanhal (PA)
Portuguese language - Study and teaching
Cohesion (Linguistics)
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Língua portuguesa - Estudo e ensino
Coesão (Linguística)
Ensino médio
Castanhal (PA)
Portuguese language - Study and teaching
Cohesion (Linguistics)
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
SANTOS, Joelson Gama dos
Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA
topic_facet Língua portuguesa - Estudo e ensino
Coesão (Linguística)
Ensino médio
Castanhal (PA)
Portuguese language - Study and teaching
Cohesion (Linguistics)
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This work inserted in the area of Textual Linguistics has as general objective to analyze the cohesive and lexical knowledge of the students of a class of the 3rd year of High School, of a state public school in Castanhal city, in the state of Pará, in Brazil, relating this to the development of cohesion reference. Specifically, it aims to examine the lexical level and the occurrence of referential cohesion mechanisms in argumentative texts. This research has as theoretical foundation Koch (2010), Fávero (2003), Marcuschi (2012), Val (2006), Cançado (1995), Cardoso (1999), among other authors dedicated to the study of linguistics, human language in its various aspects. This research follows the qualitative and quantitative methods, and can be classified as descriptive and explanatory, of an applied nature, being carried out in three stages: 1) Collection of material to compose the research corpus, through the application of two activities: a production textual and an activity of lexical comprehension and production; 2) Bibliographic research; 3) Analysis and interpretation of the corpus and data obtained. The results showed that the lexical “limitation” appears as an adverse factor to the students' performance regarding the use of lexical reiteration referential cohesion mechanisms in dissertative argumentative texts.
author_additional CUNHA, Marcos André Dantas da
author_additionalStr CUNHA, Marcos André Dantas da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Joelson Gama dos
title Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA
title_short Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA
title_full Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA
title_fullStr Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA
title_full_unstemmed Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA
title_sort relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da escola lameira bittencourt - castanhal/pa
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2942
_version_ 1787154943235325952
score 11.653393