Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais

É nítido ver que problemas em relação a escrita têm crescido significativamente nas salas de aula; diversas dificuldades de aprendizagem tem surgido nas escolas e a falta de conhecimento delas tem causado prejuízos tanto para os professores que não compreendem ou por não saberem como lidar com o pro...

ver descrição completa

Autor principal: DOMINGUÊZ, Bruna Carolina Barros
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2948
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2948
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29482020-02-14T03:05:36Z Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais DOMINGUÊZ, Bruna Carolina Barros SILVA, Maria de Fátima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Disortografia Transtorno específico da escrita Confusão de palavras Formação de Professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL É nítido ver que problemas em relação a escrita têm crescido significativamente nas salas de aula; diversas dificuldades de aprendizagem tem surgido nas escolas e a falta de conhecimento delas tem causado prejuízos tanto para os professores que não compreendem ou por não saberem como lidar com o problema, quanto aos alunos que acabam sofrendo as consequências de um processo educativo deficiente. A disortografia está entre os transtornos que causam dificuldades de aprendizagem e leva os professores a acreditarem que o aluno disortográfico possui preguiça ou pouca vontade de aprender. Levando em conta essas questões esta pesquisa tem o objetivo geral compreender evidências de disortografia em uma aluna dos anos iniciais escolares. E como específicos: Explicar o conceito de disortografia associado às dificuldades de aprendizagem encontradas na aluna investigada no ambiente escolar; identificar as características da disortografia em exercícios ou atividades nos anos iniciais. A pesquisa se construiu ao longo de observações e intervenções em sala de aula, os dados foram recolhidos por meio de registros de bordo, conversas com a professora regente, análise de atividades, levantamento bibliográfico e vídeos para obter melhor esclarecimento sobre o tema. O início deu-se no período da disciplina de Estágio, na Universidade Federal do Pará e se estendeu na observação de uma aluna que não conseguia aprender nem acompanhar o mesmo ritmo da turma. Os resultados após análise de atividades da professora regente e as intervenções da pesquisa com atividades específicas pôde considerar que há fortes indícios de possível transtorno de disortografia na aluna pesquisada. 2020-02-13T19:31:56Z 2020-02-13T19:31:56Z 2019-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação DOMINGUEZ, Bruna Carolina Barros. Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2948. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2948 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Disortografia
Transtorno específico da escrita
Confusão de palavras
Formação de Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Disortografia
Transtorno específico da escrita
Confusão de palavras
Formação de Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
DOMINGUÊZ, Bruna Carolina Barros
Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais
topic_facet Disortografia
Transtorno específico da escrita
Confusão de palavras
Formação de Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description É nítido ver que problemas em relação a escrita têm crescido significativamente nas salas de aula; diversas dificuldades de aprendizagem tem surgido nas escolas e a falta de conhecimento delas tem causado prejuízos tanto para os professores que não compreendem ou por não saberem como lidar com o problema, quanto aos alunos que acabam sofrendo as consequências de um processo educativo deficiente. A disortografia está entre os transtornos que causam dificuldades de aprendizagem e leva os professores a acreditarem que o aluno disortográfico possui preguiça ou pouca vontade de aprender. Levando em conta essas questões esta pesquisa tem o objetivo geral compreender evidências de disortografia em uma aluna dos anos iniciais escolares. E como específicos: Explicar o conceito de disortografia associado às dificuldades de aprendizagem encontradas na aluna investigada no ambiente escolar; identificar as características da disortografia em exercícios ou atividades nos anos iniciais. A pesquisa se construiu ao longo de observações e intervenções em sala de aula, os dados foram recolhidos por meio de registros de bordo, conversas com a professora regente, análise de atividades, levantamento bibliográfico e vídeos para obter melhor esclarecimento sobre o tema. O início deu-se no período da disciplina de Estágio, na Universidade Federal do Pará e se estendeu na observação de uma aluna que não conseguia aprender nem acompanhar o mesmo ritmo da turma. Os resultados após análise de atividades da professora regente e as intervenções da pesquisa com atividades específicas pôde considerar que há fortes indícios de possível transtorno de disortografia na aluna pesquisada.
author_additional SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
author_additionalStr SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author DOMINGUÊZ, Bruna Carolina Barros
title Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais
title_short Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais
title_full Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais
title_fullStr Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais
title_full_unstemmed Disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais
title_sort disortografia e as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2948
_version_ 1787154958822408192
score 11.753896