Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal

O mangá é um gênero textual muito conhecido em todo o mundo, possuindo milhões de leitores assíduos. Entretanto percebe-se que é pouco explorado como um gênero para o ensino e aprendizagem em aulas de qualquer idioma. O presente trabalho demostra como podemos trabalhar este gênero em aulas de esp...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Ednilson Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2952
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29522020-02-14T03:05:35Z El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal The use of the manga textual genre as a teaching tool / learning from him for students of the 7th grade of the José Henrique School in the interior of Castanhal GOMES, Ednilson Costa LIMA, Maria José Souza http://lattes.cnpq.br/1175447822304778 Língua espanhola - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos na educação Aprendizagem Castanhal (PA) Spanish language - Study and teaching Comic books, strips, etc., in education Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O mangá é um gênero textual muito conhecido em todo o mundo, possuindo milhões de leitores assíduos. Entretanto percebe-se que é pouco explorado como um gênero para o ensino e aprendizagem em aulas de qualquer idioma. O presente trabalho demostra como podemos trabalhar este gênero em aulas de espanhol como língua estrangeira nos propondo que aulas de línguas podem e devem ser dinâmicas através da inserção do género mangá. Esclarecemos o conceito de gênero textual segundo Bakhtin (1982), Swales (1990), Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998), além de expor uma breve explicação da história do mangá e sua introdução no Brasil por Luyten (1991), também sua utilização como ferramenta de ensino e aprendizagem de ELE segundo Pomata García (2011) com o objetivo de esboçar a idéia de trabalhar o gênero mangá em aulas de espanhol, através das quatro destrezas (auditiva, leitora, escrita e oral) por meio de pesquisas bibliográficas que tomamos como base para a construção deste trabalho e sua aplicação em aulas de espanhol em uma turma de 7º ano de uma escola do interior da cidade de Castanhal a qual pudemos pôr em prática através da leitura, audição, escrita e fala dos alunos participantes, e assim alcançando resultados satisfatórios em sua aplicação. El manga es un género textual muy conocido en todo el mundo, teniendo millones de asiduos lectores. Sin embargo, se percibe que es poco explotado como un género para la enseñanza y aprendizaje en clases de idiomas. El presente trabajo demuestra cómo podemos trabajar este género en clases de español como lengua extranjera nos proponiendo que clases de lenguas pueden y deben ser dinámica a través de la inserción del género manga. Aclaramos el concepto de género textual según Bajtín (1982), Swales (1990), Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998) además de exponer una breve explicación de la historia del manga y su introducción en Brasil por Luyten (1991), también su utilización como herramienta de enseñanza y aprendizaje de ELE según Pomata García (2011) con el objetivo de esbozar la idea de trabajar el género manga en clase de español, a través de las cuatro destrezas (auditiva, lectora, escrita y oral) por medio de pesquisas bibliográficas que tomamos como base para la construcción de este trabajo y su aplicación en clases de español en una turma de 7º ano de una escuela del interior de la ciudad de Castanhal la cual pudimos poner en práctica a través de la lectura, audición, escrita y habla de los alumnos participantes, y así alcanzando resultados satisfactorios en su aplicación. 2020-02-13T20:33:03Z 2020-02-13T20:33:03Z 2018-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Ednilson Costa. El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Espanhola) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Língua espanhola - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Aprendizagem
Castanhal (PA)
Spanish language - Study and teaching
Comic books, strips, etc., in education
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Língua espanhola - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Aprendizagem
Castanhal (PA)
Spanish language - Study and teaching
Comic books, strips, etc., in education
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
GOMES, Ednilson Costa
El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal
topic_facet Língua espanhola - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Aprendizagem
Castanhal (PA)
Spanish language - Study and teaching
Comic books, strips, etc., in education
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O mangá é um gênero textual muito conhecido em todo o mundo, possuindo milhões de leitores assíduos. Entretanto percebe-se que é pouco explorado como um gênero para o ensino e aprendizagem em aulas de qualquer idioma. O presente trabalho demostra como podemos trabalhar este gênero em aulas de espanhol como língua estrangeira nos propondo que aulas de línguas podem e devem ser dinâmicas através da inserção do género mangá. Esclarecemos o conceito de gênero textual segundo Bakhtin (1982), Swales (1990), Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998), além de expor uma breve explicação da história do mangá e sua introdução no Brasil por Luyten (1991), também sua utilização como ferramenta de ensino e aprendizagem de ELE segundo Pomata García (2011) com o objetivo de esboçar a idéia de trabalhar o gênero mangá em aulas de espanhol, através das quatro destrezas (auditiva, leitora, escrita e oral) por meio de pesquisas bibliográficas que tomamos como base para a construção deste trabalho e sua aplicação em aulas de espanhol em uma turma de 7º ano de uma escola do interior da cidade de Castanhal a qual pudemos pôr em prática através da leitura, audição, escrita e fala dos alunos participantes, e assim alcançando resultados satisfatórios em sua aplicação.
author_additional LIMA, Maria José Souza
author_additionalStr LIMA, Maria José Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GOMES, Ednilson Costa
title El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal
title_short El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal
title_full El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal
title_fullStr El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal
title_full_unstemmed El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal
title_sort el uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la escuela josé henrique en el interior de castanhal
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952
_version_ 1787154959751446528
score 11.653393