/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal
O mangá é um gênero textual muito conhecido em todo o mundo, possuindo milhões de leitores assíduos. Entretanto percebe-se que é pouco explorado como um gênero para o ensino e aprendizagem em aulas de qualquer idioma. O presente trabalho demostra como podemos trabalhar este gênero em aulas de esp...
Autor principal: | GOMES, Ednilson Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2952 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-29522020-02-14T03:05:35Z El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal The use of the manga textual genre as a teaching tool / learning from him for students of the 7th grade of the José Henrique School in the interior of Castanhal GOMES, Ednilson Costa LIMA, Maria José Souza http://lattes.cnpq.br/1175447822304778 Língua espanhola - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos na educação Aprendizagem Castanhal (PA) Spanish language - Study and teaching Comic books, strips, etc., in education Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O mangá é um gênero textual muito conhecido em todo o mundo, possuindo milhões de leitores assíduos. Entretanto percebe-se que é pouco explorado como um gênero para o ensino e aprendizagem em aulas de qualquer idioma. O presente trabalho demostra como podemos trabalhar este gênero em aulas de espanhol como língua estrangeira nos propondo que aulas de línguas podem e devem ser dinâmicas através da inserção do género mangá. Esclarecemos o conceito de gênero textual segundo Bakhtin (1982), Swales (1990), Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998), além de expor uma breve explicação da história do mangá e sua introdução no Brasil por Luyten (1991), também sua utilização como ferramenta de ensino e aprendizagem de ELE segundo Pomata García (2011) com o objetivo de esboçar a idéia de trabalhar o gênero mangá em aulas de espanhol, através das quatro destrezas (auditiva, leitora, escrita e oral) por meio de pesquisas bibliográficas que tomamos como base para a construção deste trabalho e sua aplicação em aulas de espanhol em uma turma de 7º ano de uma escola do interior da cidade de Castanhal a qual pudemos pôr em prática através da leitura, audição, escrita e fala dos alunos participantes, e assim alcançando resultados satisfatórios em sua aplicação. El manga es un género textual muy conocido en todo el mundo, teniendo millones de asiduos lectores. Sin embargo, se percibe que es poco explotado como un género para la enseñanza y aprendizaje en clases de idiomas. El presente trabajo demuestra cómo podemos trabajar este género en clases de español como lengua extranjera nos proponiendo que clases de lenguas pueden y deben ser dinámica a través de la inserción del género manga. Aclaramos el concepto de género textual según Bajtín (1982), Swales (1990), Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998) además de exponer una breve explicación de la historia del manga y su introducción en Brasil por Luyten (1991), también su utilización como herramienta de enseñanza y aprendizaje de ELE según Pomata García (2011) con el objetivo de esbozar la idea de trabajar el género manga en clase de español, a través de las cuatro destrezas (auditiva, lectora, escrita y oral) por medio de pesquisas bibliográficas que tomamos como base para la construcción de este trabajo y su aplicación en clases de español en una turma de 7º ano de una escuela del interior de la ciudad de Castanhal la cual pudimos poner en práctica a través de la lectura, audición, escrita y habla de los alumnos participantes, y así alcanzando resultados satisfactorios en su aplicación. 2020-02-13T20:33:03Z 2020-02-13T20:33:03Z 2018-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Ednilson Costa. El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Espanhola) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Língua espanhola - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos na educação Aprendizagem Castanhal (PA) Spanish language - Study and teaching Comic books, strips, etc., in education Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Língua espanhola - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos na educação Aprendizagem Castanhal (PA) Spanish language - Study and teaching Comic books, strips, etc., in education Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES GOMES, Ednilson Costa El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal |
topic_facet |
Língua espanhola - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos na educação Aprendizagem Castanhal (PA) Spanish language - Study and teaching Comic books, strips, etc., in education Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O mangá é um gênero textual muito conhecido em todo o mundo, possuindo
milhões de leitores assíduos. Entretanto percebe-se que é pouco explorado como um gênero
para o ensino e aprendizagem em aulas de qualquer idioma. O presente trabalho demostra
como podemos trabalhar este gênero em aulas de espanhol como língua estrangeira nos
propondo que aulas de línguas podem e devem ser dinâmicas através da inserção do género
mangá. Esclarecemos o conceito de gênero textual segundo Bakhtin (1982), Swales (1990),
Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998), além de
expor uma breve explicação da história do mangá e sua introdução no Brasil por Luyten
(1991), também sua utilização como ferramenta de ensino e aprendizagem de ELE segundo
Pomata García (2011) com o objetivo de esboçar a idéia de trabalhar o gênero mangá em
aulas de espanhol, através das quatro destrezas (auditiva, leitora, escrita e oral) por meio de
pesquisas bibliográficas que tomamos como base para a construção deste trabalho e sua
aplicação em aulas de espanhol em uma turma de 7º ano de uma escola do interior da cidade
de Castanhal a qual pudemos pôr em prática através da leitura, audição, escrita e fala dos
alunos participantes, e assim alcançando resultados satisfatórios em sua aplicação. |
author_additional |
LIMA, Maria José Souza |
author_additionalStr |
LIMA, Maria José Souza |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
GOMES, Ednilson Costa |
title |
El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal |
title_short |
El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal |
title_full |
El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal |
title_fullStr |
El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal |
title_full_unstemmed |
El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal |
title_sort |
el uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la escuela josé henrique en el interior de castanhal |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952 |
_version_ |
1787154959751446528 |
score |
11.753735 |