Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O Positivismo de Comte, sua trajetória e influência para o ensino de ciências naturais

O prezado texto tem como objetivo principal explanar as concepções e influencia do Positivismo de Augusto Comte para o Ensino de Ciências na modernidade. Para tanto, levantamos a seguinte questão: O Positivismo de Augusto Comte teve influência na concepção do fazer ensino de Ciências Naturais? O tra...

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Autor principal: SILVA, Paulo José Mescouto
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2988
Resumo:
O prezado texto tem como objetivo principal explanar as concepções e influencia do Positivismo de Augusto Comte para o Ensino de Ciências na modernidade. Para tanto, levantamos a seguinte questão: O Positivismo de Augusto Comte teve influência na concepção do fazer ensino de Ciências Naturais? O trabalho tem uma abordagem bibliográfica e os resultados da pesquisa estão pautados na análise dessas documentações secundárias para o interesse e a aprendizagem no ensino de Ciências. O presente Trabalho de Conclusão de Curso realiza estudos bibliográficos e pesquisas sobre a influência do positivismo de Augusto Comte no ensino de Ciências da Natureza. Assim, foi abordado o papel das atividades experimentais na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, pautando-se nas contribuições de ideias positivistas de Comte. Essas ideias positivistas de Comte influenciaram e ainda influenciam o “fazer docente” na área de ensino de ciências, e são fundamentadas até os dias de hoje por meio das aplicações e dos método científicos dentro da grande área do saber; Ciências Exatas e Naturais.