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Dissertação
Concepções (errôneas) de ciências de alunos de biologia
A sociedade contemporânea é amplamente influenciada pela ciência, no entanto há bastante difusão de preceitos errôneos sobre o conhecimento científico. Por um lado, há um aumento na quantidade de adeptos das pseudociências, como movimentos antivacina e negacionismo da ciência. Por outro, ideias d...
Autor principal: | Souza, Daniel Victor Lima de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3512621085310641 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8580 |
Resumo: |
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A sociedade contemporânea é amplamente influenciada pela ciência, no entanto há bastante
difusão de preceitos errôneos sobre o conhecimento científico. Por um lado, há um aumento
na quantidade de adeptos das pseudociências, como movimentos antivacina e negacionismo
da ciência. Por outro, ideias dogmáticas sobre a universalidade, superioridade e neutralidade
do conhecimento científico ainda encontram espaço no processo de ensino-aprendizagem,
ganhando o nome de Positivismo Ingênuo, por ser uma concepção que nasce de um mero
senso comum. Ambas as concepções indicam que há falhas no ensino de ciências em seu
aspecto mais fundamental e filosófico, o que é preocupante no âmbito das universidades por
estas formarem professores de ciências e pesquisadores. Dessa forma, o caminho
epistemológico para a solução de tais problemáticas envolve o desenvolvimento de dois
elementos indissociáveis: o Letramento Científico e o Pensamento Crítico. A aplicação desses
elementos depende de um diagnóstico prévio que permita propor estratégias adequadas para a
resolução dos problemas encontrados pelos estudantes. Sendo assim, o presente trabalho
objetivou analisar as concepções de ciência de graduandos em Ciências Biológicas, por meio
de diferentes escalas quem medem o grau de crença em pseudociências, positivismo ingênuo,
disposição ao pensamento crítico, motivação para a prática científica e força da fé religiosa.
Através da comparação entre estudantes com graus de formação iniciantes, intermediários e
avançados, foi identificado que não há diferença significativa entre essas categorias,
demonstrando que o curso não tem efeito sobre as concepções errôneas. Comparações entre
estudantes de Bacharelado e Licenciatura demonstram que também não há diferenças
significativas entre essas duas modalidades, com exceção do positivismo ingênuo, para o qual
os licenciandos demonstraram ter maior grau de crença. Os resultados demonstram que, no
geral, o grau de crença nas concepções analisadas é elevado entre os estudantes das duas
modalidades. Apesar de haver confiança na ciência e no pensamento crítico, isso não se
reflete em grau menor de crença em concepções errôneas, revelando que há a necessidade de
abordagens mais objetivas, expositivas e cientificamente embasadas sobre os problemas
encontrados. |