Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos

This research focuses directly on the training of teachers and students about the problem of the teaching and learning of construction and data analysis charts and tables in the early grades of elementary school held under the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship ( PIBID). Con...

ver descrição completa

Autor principal: VILHENA, Vera Débora Maciel
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3091
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3091
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30912020-03-10T03:03:56Z Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos VILHENA, Vera Débora Maciel SILVA, Maria de Fatima Vilhena da http://lattes.cnpq.br/0996110060293347 https://orcid.org/0000-0002-0800-2444 Tratamento de Informação Anos iniciais Formação de professores PIBID CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA::ESTATÍSTICA::ANÁLISE DE DADOS This research focuses directly on the training of teachers and students about the problem of the teaching and learning of construction and data analysis charts and tables in the early grades of elementary school held under the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship ( PIBID). Consider the suggestion of the National Curriculum Parameters ( PCN ) concerning the treatment of information as well as the state school curriculum proposal that led us to do something more for teachers and students of the school in terms of reading, interpreting , analyzing and organizing data , variables considered essential for both teachers and learners . The investigation included workshops on information addressed to 16 teachers in a public school , and a class of 30 students of the 5th year of elementary school , which occurred from March 2012 to August 2013 treatments. The results point to the resourcefulness of teachers and students in relation to reading, construction and interpretation of graphs. Both knew how to seize the opportunity that stock PIBID gave them, because all the teachers involved in the workshops go by math class. Students study subjects had good performance in the suggested activities and Provinha Brazil . The information processing with concrete materials helped greatly in learning the technique and understanding of the importance of this study in school programs. A presente pesquisa incide diretamente na formação de professores e alunos acerca da problemática do ensino e da aprendizagem de construção e análises de dados de gráficos e tabelas nas séries iniciais do Ensino Fundamental realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Consideramos a sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a respeito do Tratamento da Informação, bem como a proposta curricular da escola estadual que nos levou a fazer algo mais pelos professores e alunos da escola em termos de leitura, interpretação, análise e organização de dados, variáveis consideradas essenciais tanto para professores quanto para educandos. A investigação contou com oficinas sobre tratamentos da informação dirigida a 16 professores de uma escola estadual, e uma turma de 30 alunos do 5° ano do ensino fundamental, as quais ocorreram no período de março de 2012 a agosto de 2013. Os resultados apontam para a desenvoltura dos professores e dos alunos frente à leitura, construção e interpretações de gráficos. Ambos souberam aproveitar a oportunidade que os bolsistas do PIBID lhes deram, pois todos os professores envolvidos nas oficinas passaram a ministrar aula de matemática. Os alunos sujeitos da pesquisa tiveram bom rendimento nas atividades sugeridas e na Provinha Brasil. O tratamento da informação com materiais concretos ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo no conteúdo escolar. 2020-03-09T18:46:29Z 2020-03-09T18:46:29Z 2014-02-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VILHENA, Vera Débora Maciel. Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos. 2014. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3091. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3091 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Tratamento de Informação
Anos iniciais
Formação de professores
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA::ESTATÍSTICA::ANÁLISE DE DADOS
spellingShingle Tratamento de Informação
Anos iniciais
Formação de professores
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA::ESTATÍSTICA::ANÁLISE DE DADOS
VILHENA, Vera Débora Maciel
Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
topic_facet Tratamento de Informação
Anos iniciais
Formação de professores
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA::ESTATÍSTICA::ANÁLISE DE DADOS
description This research focuses directly on the training of teachers and students about the problem of the teaching and learning of construction and data analysis charts and tables in the early grades of elementary school held under the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship ( PIBID). Consider the suggestion of the National Curriculum Parameters ( PCN ) concerning the treatment of information as well as the state school curriculum proposal that led us to do something more for teachers and students of the school in terms of reading, interpreting , analyzing and organizing data , variables considered essential for both teachers and learners . The investigation included workshops on information addressed to 16 teachers in a public school , and a class of 30 students of the 5th year of elementary school , which occurred from March 2012 to August 2013 treatments. The results point to the resourcefulness of teachers and students in relation to reading, construction and interpretation of graphs. Both knew how to seize the opportunity that stock PIBID gave them, because all the teachers involved in the workshops go by math class. Students study subjects had good performance in the suggested activities and Provinha Brazil . The information processing with concrete materials helped greatly in learning the technique and understanding of the importance of this study in school programs.
author_additional SILVA, Maria de Fatima Vilhena da
author_additionalStr SILVA, Maria de Fatima Vilhena da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VILHENA, Vera Débora Maciel
title Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
title_short Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
title_full Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
title_fullStr Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
title_full_unstemmed Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
title_sort tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do pibid para professores e alunos
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3091
_version_ 1787154984907833344
score 11.753735