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Artigo
Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade
Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas...
Autor principal: | ARAÚJO, Roberta Teófilo de |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30932020-03-10T03:03:51Z Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade ARAÚJO, Roberta Teófilo de NUNES, José Messildo Viana http://lattes.cnpq.br/5188612973174798 Registros Anos Iniciais Tratamento da informação Interdisciplinaridade CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA::ESTATÍSTICA::ANÁLISE DE DADOS Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas e gráficos. A proposta aborda o tema alimentação em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de natureza qualitativa na qual fizemos uso de uma perspectiva teórico do Registro de Representação Semiótica. A proposta foi aplicada a uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Belém-Pará. A pesquisa surgiu com a problemática: Como os alunos dos anos iniciais articulam representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares? Concluímos que no ensino da matemática há necessidade que se abordem desde os anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que contemplem habilidades como: coleta, organização, construção e interpretação de dados, a fim de auxiliar os alunos no processo de construção de cidadãos críticos capazes de interpretar as inúmeras informações, nos mais diversos meios de comunicação. 2020-03-09T19:36:51Z 2020-03-09T19:36:51Z 2017-04-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo ARAÚJO, Roberta Teófilo de. Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade. Orientador: José Messildo Viana Nunes. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3093. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3093 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem
representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito
de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem
informações de dados contidos em tabelas e gráficos. A proposta aborda o tema
alimentação em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de natureza qualitativa na
qual fizemos uso de uma perspectiva teórico do Registro de Representação Semiótica. A
proposta foi aplicada a uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da
rede pública do município de Belém-Pará. A pesquisa surgiu com a problemática: Como
os alunos dos anos iniciais articulam representações de tabelas e gráficos a partir de
problemas interdisciplinares? Concluímos que no ensino da matemática há necessidade
que se abordem desde os anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que contemplem
habilidades como: coleta, organização, construção e interpretação de dados, a fim de
auxiliar os alunos no processo de construção de cidadãos críticos capazes de interpretar
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