Artigo

Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade

Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas...

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Autor principal: ARAÚJO, Roberta Teófilo de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3093
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-30932020-03-10T03:03:51Z Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade ARAÚJO, Roberta Teófilo de NUNES, José Messildo Viana http://lattes.cnpq.br/5188612973174798 Registros Anos Iniciais Tratamento da informação Interdisciplinaridade CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA::ESTATÍSTICA::ANÁLISE DE DADOS Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas e gráficos. A proposta aborda o tema alimentação em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de natureza qualitativa na qual fizemos uso de uma perspectiva teórico do Registro de Representação Semiótica. A proposta foi aplicada a uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Belém-Pará. A pesquisa surgiu com a problemática: Como os alunos dos anos iniciais articulam representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares? Concluímos que no ensino da matemática há necessidade que se abordem desde os anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que contemplem habilidades como: coleta, organização, construção e interpretação de dados, a fim de auxiliar os alunos no processo de construção de cidadãos críticos capazes de interpretar as inúmeras informações, nos mais diversos meios de comunicação. 2020-03-09T19:36:51Z 2020-03-09T19:36:51Z 2017-04-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo ARAÚJO, Roberta Teófilo de. Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade. Orientador: José Messildo Viana Nunes. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3093. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3093 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
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