/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior
The approach to topics of Modern and Contemporary Physics (FMC) in Physics classes in Higher Education is still the subject of debates and discussions among researchers in the area. Although nowadays its importance for the technologies that we find in our daily life is recognized, we still observe n...
Autor principal: | SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3117 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3117 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31172020-03-11T03:04:18Z Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da http://lattes.cnpq.br/5067093267673117 https://orcid.org/0000-0002-7084-8491 Física moderna e contemporânea Ensino Superior Efeito fotoelétrico Experimentação Modern and contemporary physics High Education Photoelectric effect Experimentation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The approach to topics of Modern and Contemporary Physics (FMC) in Physics classes in Higher Education is still the subject of debates and discussions among researchers in the area. Although nowadays its importance for the technologies that we find in our daily life is recognized, we still observe numerous problems to deal with this theme in the classroom. Several factors influence the approach of FMC in Higher Education, starting with the training of teachers for the subject, lack of time to apply an extensive curriculum and traditional classes that are of no interest to students. In view of this perspective, the present work proposes some didactic resources different from the usual ones, aiming to facilitate the work of the teacher and a way to encourage the student for FMC matters. To this end, we will deal with the Photoelectric Effect through its history, from the context of light to its applicability today, using a low-cost experiment - a homemade electroscope and a source of ultraviolet radiation - in addition to a proposal for applying the simulation. of the Photoelectric Effect on the Vascak website, seeking to achieve active and meaningful learning in the classroom. A abordagem de tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) nas aulas de Física do Ensino Superior ainda é tema de debates e discussões entre pesquisadores da área. Embora nos dias atuais seja reconhecida sua importância para as tecnologias que encontramos em nosso cotidiano, ainda observamos inúmeros problemas para tratar desse tema em sala de aula. Vários fatores influenciam na abordagem da FMC no Ensino Superior, a começar pelo formação dos professores para com o tema, falta de tempo para aplicar um currículo extenso e aulas tradicionais que desinteressam os alunos. Tendo em vista esta perspectiva, o presente trabalho propõe alguns recursos didáticos diferentes dos habituais, visando facilitar o trabalho do professor e um modo de incentivar o aluno para assuntos de FMC. Para tal, trataremos do Efeito Fotoelétrico através de sua história, do contexto da luz até sua aplicabilidade hoje em dia, utilizando-se de experimento de baixo custo – um eletroscópio caseiro e uma fonte de radiação ultravioleta – além de uma proposta de aplicação da simulação do Efeito Fotoelétrico no site Vascak, buscando realizar uma aprendizagem ativa e significativa em sala de aula. 2020-03-10T15:11:41Z 2020-03-10T15:11:41Z 2020-02-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e. Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3117. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3117 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Física moderna e contemporânea Ensino Superior Efeito fotoelétrico Experimentação Modern and contemporary physics High Education Photoelectric effect Experimentation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Física moderna e contemporânea Ensino Superior Efeito fotoelétrico Experimentação Modern and contemporary physics High Education Photoelectric effect Experimentation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior |
topic_facet |
Física moderna e contemporânea Ensino Superior Efeito fotoelétrico Experimentação Modern and contemporary physics High Education Photoelectric effect Experimentation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
The approach to topics of Modern and Contemporary Physics (FMC) in Physics classes in Higher Education is still the subject of debates and discussions among researchers in the area. Although nowadays its importance for the technologies that we find in our daily life is recognized, we still observe numerous problems to deal with this theme in the classroom. Several factors influence the approach of FMC in Higher Education, starting with the training of teachers for the subject, lack of time to apply an extensive curriculum and traditional classes that are of no interest to students. In view of this perspective, the present work proposes some didactic resources different from the usual ones, aiming to facilitate the work of the teacher and a way to encourage the student for FMC matters. To this end, we will deal with the Photoelectric Effect through its history, from the context of light to its applicability today, using a low-cost experiment - a homemade electroscope and a source of ultraviolet radiation - in addition to a proposal for applying the simulation. of the Photoelectric Effect on the Vascak website, seeking to achieve active and meaningful learning in the classroom. |
author_additional |
SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da |
author_additionalStr |
SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e |
title |
Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior |
title_short |
Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior |
title_full |
Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior |
title_fullStr |
Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior |
title_sort |
física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no ensino superior |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3117 |
_version_ |
1787154993380327424 |
score |
11.753896 |