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Artigo
O banco mundial e a política de formação de professores no Brasil
Este artigo visa apresentar as mudanças que estão ocorrendo na educação, o que gera reformas no que se diz respeito à formação de professores e à função dos mesmos. O Banco Mundial (BM) mostra interesses quanto ao ensino em países periféricos, o qual orienta e investe com recursos financeiros ou...
Autor principal: | SOUZA, Lilian Cristina Rodrigues de |
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Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2020
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-31912020-10-16T03:03:48Z O banco mundial e a política de formação de professores no Brasil SOUZA, Lilian Cristina Rodrigues de MAUÉS, Olgaíses Cabral http://lattes.cnpq.br/0118802077232494 SOUZA, Michele Borges de http://lattes.cnpq.br/2462323736137148 https://orcid.org/0000-0002-6012-1432 Banco mundial Organismo internacionais Formação de professores World bank International organizations Teacher training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ECONOMIA DA EDUCACAO Este artigo visa apresentar as mudanças que estão ocorrendo na educação, o que gera reformas no que se diz respeito à formação de professores e à função dos mesmos. O Banco Mundial (BM) mostra interesses quanto ao ensino em países periféricos, o qual orienta e investe com recursos financeiros ou com documentos orientadores, visando uma adequação da educação aos interesses do capital. O objetivo geral do trabalho é analisar o documento do BM publicado em 2014 e intitulado “Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe”, buscando as possíveis relações com a Política Nacional de Formação de Professores, expressa no Decreto nº 8.752 de 2016. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, dividida em três etapas sendo primeira o aprofundamento do estudo sobre os documentos, a segunda consistiu no levantamento das políticas, planos e ações sobre a formação de professores no Brasil, a partir do ano de 2010, e a terceira buscou identificar os nexos possíveis entre os documentos do BM e a política, planos e ações em vigor. A análise foi feita a partir da análise do discurso utilizando o método de Norman Fairclough (2016). Para o Banco Mundial a qualidade do ensino está relacionada à qualidade do docente, por isso ele destaca a importância de reformas nas políticas de formação de professores, para melhorar a qualidade da educação básica e consequentemente da educação como um todo. A conclusão que se chegou foi que existe uma grande expectativa por parte do Banco Mundial para que os países da América Latina e Caribe sigam e implementem suas orientações, objetivando o crescimento econômico internacional e o papel desses países no mercado mundial, mercantilizando a educação para atingir seu objetivo 2020-10-15T19:41:19Z 2020-10-15T19:41:19Z 2019-01-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SOUZA, Lilian Cristina Rodrigues de. O banco mundial e a política de formação de professores no Brasil. Orientadora: Olgaíses Cabral Maués. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3191. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3191 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Este artigo visa apresentar as mudanças que estão ocorrendo na educação, o que gera reformas
no que se diz respeito à formação de professores e à função dos mesmos. O Banco Mundial
(BM) mostra interesses quanto ao ensino em países periféricos, o qual orienta e investe com
recursos financeiros ou com documentos orientadores, visando uma adequação da educação
aos interesses do capital. O objetivo geral do trabalho é analisar o documento do BM
publicado em 2014 e intitulado “Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos
estudantes na América Latina e no Caribe”, buscando as possíveis relações com a Política
Nacional de Formação de Professores, expressa no Decreto nº 8.752 de 2016. A metodologia
adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, dividida em três etapas sendo primeira o
aprofundamento do estudo sobre os documentos, a segunda consistiu no levantamento das
políticas, planos e ações sobre a formação de professores no Brasil, a partir do ano de 2010, e
a terceira buscou identificar os nexos possíveis entre os documentos do BM e a política,
planos e ações em vigor. A análise foi feita a partir da análise do discurso utilizando o método
de Norman Fairclough (2016). Para o Banco Mundial a qualidade do ensino está relacionada à
qualidade do docente, por isso ele destaca a importância de reformas nas políticas de
formação de professores, para melhorar a qualidade da educação básica e consequentemente
da educação como um todo. A conclusão que se chegou foi que existe uma grande expectativa
por parte do Banco Mundial para que os países da América Latina e Caribe sigam e
implementem suas orientações, objetivando o crescimento econômico internacional e o papel
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