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Artigo
As necessidades formativas de professores de educação infantil
Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como objetivos específicos verificar a relevância de uma formação ma...
Autor principal: | COUTINHO, Magali de Araújo |
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Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206 |
Resumo: |
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Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de
Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação
teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como
objetivos específicos verificar a relevância de uma formação mais articulada entre
a teoria e a prática e refletir sobre a necessidade formativa no curso de
Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tipo de pesquisa adotado foi a
bibliográfica e os pressupostos teóricos adotados foram pautados nos seguintes
autores: Azevedo (2007); (Vieira e Gomide); Freitas (2006); Gatti (2007); Cordão
e Azevedo (2013); Raymundo (2013); Nóvoa (1991); Formosinho; Machado;
Mesquita (2014); Formosinho; Formosinho (2018); Campos (2011); Silva (2011).
Os resultados da pesquisa revelam que nos cursos de Pedagogia há a
necessidade de uma formação mais articulada entre teoria e prática, além disso,
as disciplinas do curso apresentam mais atividades teóricas que práticas. No
curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, apesar de possuir um vasto
currículo, apresenta pouca carga horária dedicada para atividades práticas assim
como a necessidade de uma melhor articulação entre a teoria e a prática. Sendo
que essa articulação na formação inicial é relevante por possibilitar a reflexão
sobre a prática docente. |