/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
As necessidades formativas de professores de educação infantil
Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como objetivos específicos verificar a relevância de uma formação ma...
Autor principal: | COUTINHO, Magali de Araújo |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3206 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32062021-08-19T19:33:40Z As necessidades formativas de professores de educação infantil COUTINHO, Magali de Araújo DELGADO, Adelice Sueli Braga http://lattes.cnpq.br/9938353205370896 https://orcid.org/0000-0003-1227-0043 Formação docente Educação infantil Necessidades formativas Teacher training Child education Training needs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como objetivos específicos verificar a relevância de uma formação mais articulada entre a teoria e a prática e refletir sobre a necessidade formativa no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tipo de pesquisa adotado foi a bibliográfica e os pressupostos teóricos adotados foram pautados nos seguintes autores: Azevedo (2007); (Vieira e Gomide); Freitas (2006); Gatti (2007); Cordão e Azevedo (2013); Raymundo (2013); Nóvoa (1991); Formosinho; Machado; Mesquita (2014); Formosinho; Formosinho (2018); Campos (2011); Silva (2011). Os resultados da pesquisa revelam que nos cursos de Pedagogia há a necessidade de uma formação mais articulada entre teoria e prática, além disso, as disciplinas do curso apresentam mais atividades teóricas que práticas. No curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, apesar de possuir um vasto currículo, apresenta pouca carga horária dedicada para atividades práticas assim como a necessidade de uma melhor articulação entre a teoria e a prática. Sendo que essa articulação na formação inicial é relevante por possibilitar a reflexão sobre a prática docente. 2020-10-22T19:27:07Z 2020-10-22T19:27:07Z 2019-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo COUTINHO, Magali de Araújo. As necessidades formativas de professores de educação infantil. Orientadora: Adelice Sueli Braga Delgado. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Formação docente Educação infantil Necessidades formativas Teacher training Child education Training needs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
spellingShingle |
Formação docente Educação infantil Necessidades formativas Teacher training Child education Training needs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR COUTINHO, Magali de Araújo As necessidades formativas de professores de educação infantil |
topic_facet |
Formação docente Educação infantil Necessidades formativas Teacher training Child education Training needs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de
Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação
teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como
objetivos específicos verificar a relevância de uma formação mais articulada entre
a teoria e a prática e refletir sobre a necessidade formativa no curso de
Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tipo de pesquisa adotado foi a
bibliográfica e os pressupostos teóricos adotados foram pautados nos seguintes
autores: Azevedo (2007); (Vieira e Gomide); Freitas (2006); Gatti (2007); Cordão
e Azevedo (2013); Raymundo (2013); Nóvoa (1991); Formosinho; Machado;
Mesquita (2014); Formosinho; Formosinho (2018); Campos (2011); Silva (2011).
Os resultados da pesquisa revelam que nos cursos de Pedagogia há a
necessidade de uma formação mais articulada entre teoria e prática, além disso,
as disciplinas do curso apresentam mais atividades teóricas que práticas. No
curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, apesar de possuir um vasto
currículo, apresenta pouca carga horária dedicada para atividades práticas assim
como a necessidade de uma melhor articulação entre a teoria e a prática. Sendo
que essa articulação na formação inicial é relevante por possibilitar a reflexão
sobre a prática docente. |
author_additional |
DELGADO, Adelice Sueli Braga |
author_additionalStr |
DELGADO, Adelice Sueli Braga |
format |
Artigo |
author |
COUTINHO, Magali de Araújo |
title |
As necessidades formativas de professores de educação infantil |
title_short |
As necessidades formativas de professores de educação infantil |
title_full |
As necessidades formativas de professores de educação infantil |
title_fullStr |
As necessidades formativas de professores de educação infantil |
title_full_unstemmed |
As necessidades formativas de professores de educação infantil |
title_sort |
as necessidades formativas de professores de educação infantil |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206 |
_version_ |
1787155007224676352 |
score |
11.753896 |