Artigo

As necessidades formativas de professores de educação infantil

Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como objetivos específicos verificar a relevância de uma formação ma...

ver descrição completa

Autor principal: COUTINHO, Magali de Araújo
Grau: Artigo
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3206
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32062021-08-19T19:33:40Z As necessidades formativas de professores de educação infantil COUTINHO, Magali de Araújo DELGADO, Adelice Sueli Braga http://lattes.cnpq.br/9938353205370896 https://orcid.org/0000-0003-1227-0043 Formação docente Educação infantil Necessidades formativas Teacher training Child education Training needs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como objetivos específicos verificar a relevância de uma formação mais articulada entre a teoria e a prática e refletir sobre a necessidade formativa no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tipo de pesquisa adotado foi a bibliográfica e os pressupostos teóricos adotados foram pautados nos seguintes autores: Azevedo (2007); (Vieira e Gomide); Freitas (2006); Gatti (2007); Cordão e Azevedo (2013); Raymundo (2013); Nóvoa (1991); Formosinho; Machado; Mesquita (2014); Formosinho; Formosinho (2018); Campos (2011); Silva (2011). Os resultados da pesquisa revelam que nos cursos de Pedagogia há a necessidade de uma formação mais articulada entre teoria e prática, além disso, as disciplinas do curso apresentam mais atividades teóricas que práticas. No curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, apesar de possuir um vasto currículo, apresenta pouca carga horária dedicada para atividades práticas assim como a necessidade de uma melhor articulação entre a teoria e a prática. Sendo que essa articulação na formação inicial é relevante por possibilitar a reflexão sobre a prática docente. 2020-10-22T19:27:07Z 2020-10-22T19:27:07Z 2019-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo COUTINHO, Magali de Araújo. As necessidades formativas de professores de educação infantil. Orientadora: Adelice Sueli Braga Delgado. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação docente
Educação infantil
Necessidades formativas
Teacher training
Child education
Training needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Formação docente
Educação infantil
Necessidades formativas
Teacher training
Child education
Training needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
COUTINHO, Magali de Araújo
As necessidades formativas de professores de educação infantil
topic_facet Formação docente
Educação infantil
Necessidades formativas
Teacher training
Child education
Training needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como objetivos específicos verificar a relevância de uma formação mais articulada entre a teoria e a prática e refletir sobre a necessidade formativa no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tipo de pesquisa adotado foi a bibliográfica e os pressupostos teóricos adotados foram pautados nos seguintes autores: Azevedo (2007); (Vieira e Gomide); Freitas (2006); Gatti (2007); Cordão e Azevedo (2013); Raymundo (2013); Nóvoa (1991); Formosinho; Machado; Mesquita (2014); Formosinho; Formosinho (2018); Campos (2011); Silva (2011). Os resultados da pesquisa revelam que nos cursos de Pedagogia há a necessidade de uma formação mais articulada entre teoria e prática, além disso, as disciplinas do curso apresentam mais atividades teóricas que práticas. No curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, apesar de possuir um vasto currículo, apresenta pouca carga horária dedicada para atividades práticas assim como a necessidade de uma melhor articulação entre a teoria e a prática. Sendo que essa articulação na formação inicial é relevante por possibilitar a reflexão sobre a prática docente.
author_additional DELGADO, Adelice Sueli Braga
author_additionalStr DELGADO, Adelice Sueli Braga
format Artigo
author COUTINHO, Magali de Araújo
title As necessidades formativas de professores de educação infantil
title_short As necessidades formativas de professores de educação infantil
title_full As necessidades formativas de professores de educação infantil
title_fullStr As necessidades formativas de professores de educação infantil
title_full_unstemmed As necessidades formativas de professores de educação infantil
title_sort as necessidades formativas de professores de educação infantil
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3206
_version_ 1787155007224676352
score 11.753896