/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental
The article addresses the importance of children's literature in the first year of elementary school. It arose from the restlessness of researching children's literature in teaching practice. Its general objective is to analyze the importance of children's literature in the first year of elementa...
Autor principal: | ROCHA, Keise Barbosa |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3211 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32112021-08-19T19:52:37Z A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental ROCHA, Keise Barbosa CARDOSO, Maura Lúcia Martins http://lattes.cnpq.br/3094224817605412 https://orcid.org/0000-0001-5462-0668 Literatura Infantil Criança Ensino Fundamental Children's literature Children Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO The article addresses the importance of children's literature in the first year of elementary school. It arose from the restlessness of researching children's literature in teaching practice. Its general objective is to analyze the importance of children's literature in the first year of elementary school and how specific historically contextualize children's literature in the teaching-learning process; Recognize the importance of children's literature in the early years of elementary school; Identify the factors that contribute to the appropriation of reading in the children of the early years, through children's literature. As theoretical reference Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), among others. This study is a bibliographical research of quantitative nature (GIL, 1999; DEMO, 2007). The results of this study consider the presence of children's literature of great importance in the first year of elementary school, as it is a pathway of several languages enabling the linguistic development of children. O artigo aborda a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Surgiu da inquietação de pesquisar a literatura infantil na prática docente. Tem por objetivo geral analisar a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental e como específicos contextualizar historicamente a literatura infantil no processo ensino aprendizagem; Reconhecer a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental; Identificar os fatores que contribuem para a apropriação da leitura nas crianças dos anos iniciais, por meio da literatura infantil. Como referencial teórico Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), entre outros. Este estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho quantitativo (GIL,1999; DEMO, 2007). Os resultados deste estudo consideram de grande importância a presença da literatura infantil, no primeiro ano do ensino fundamental, já que constitui caminho de várias linguagens possibilitando o desenvolvimento linguístico das crianças. 2020-11-03T19:21:49Z 2020-11-03T19:21:49Z 2019-09-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo ROCHA, Keise Barbosa. A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Literatura Infantil Criança Ensino Fundamental Children's literature Children Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
spellingShingle |
Literatura Infantil Criança Ensino Fundamental Children's literature Children Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO ROCHA, Keise Barbosa A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Literatura Infantil Criança Ensino Fundamental Children's literature Children Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
The article addresses the importance of children's literature in the first year of elementary
school. It arose from the restlessness of researching children's literature in teaching practice.
Its general objective is to analyze the importance of children's literature in the first year of
elementary school and how specific historically contextualize children's literature in the
teaching-learning process; Recognize the importance of children's literature in the early years
of elementary school; Identify the factors that contribute to the appropriation of reading in the
children of the early years, through children's literature. As theoretical reference Gregorin
(2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), among others.
This study is a bibliographical research of quantitative nature (GIL, 1999; DEMO, 2007). The
results of this study consider the presence of children's literature of great importance in the
first year of elementary school, as it is a pathway of several languages enabling the linguistic
development of children. |
author_additional |
CARDOSO, Maura Lúcia Martins |
author_additionalStr |
CARDOSO, Maura Lúcia Martins |
format |
Artigo |
author |
ROCHA, Keise Barbosa |
title |
A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental |
title_short |
A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental |
title_full |
A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental |
title_sort |
importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3211 |
_version_ |
1787155008036274176 |
score |
11.753735 |