/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental
This article has as main objective to understand how the democratizing function of the school is demonstrated in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of elementary school. Having the document as the main source, as well as authors such as Guareschi, Touraine, Cury and Freire as theoretical s...
Autor principal: | SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3212 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3212 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32122020-11-04T03:04:27Z A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento SANTOS, Emina Márcia Nery dos http://lattes.cnpq.br/2500404509598539 https://orcid.org/0000-0003-1532-270X BNCC Função social da escola Espaço democratizante Social function of the school Democratizing space CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO This article has as main objective to understand how the democratizing function of the school is demonstrated in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of elementary school. Having the document as the main source, as well as authors such as Guareschi, Touraine, Cury and Freire as theoretical support for the understanding of the functions that can be assigned to the school, with the intention of comparing the social function of the school as a space democratizing and the function of the State's ideological apparatus. In addition, the following normative references of the Brazilian educational politic, after Constitution of 88, will be analyzed: Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (PNE), characterizing the research as documentary and in bibliographic to investigate the possible functions performed by the school, how democracy appears in the National Basic Curricular Base of elementary education and if the BNCC establishes as a function of the school the promotion of a democratizing space. Este trabalho tem como objetivo principal compreender como a função democratizante da escola é demonstrada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. Tendo o próprio documento como principal fonte, além de autores como Guareschi, Touraine, Cury e Freire como subsídio teórico para a compreensão das funções que podem ser designadas para a escola, na intenção de realizar um comparativo entre a função social da escola enquanto um espaço democratizante e a função de aparelho ideológico do Estado. Além disso, também serão analisados os seguintes referenciais normativos da política educacional brasileira, pós constituição de 88: Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (PNE), caracterizando a pesquisa como de natureza documental e bibliográfica, objetivando investigar quais as possíveis funções desempenhadas pela escola, como a democracia aparece na Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental e se a BNCC estabelece para como função da escola a promoçã5o de um espaço democratizante. 2020-11-03T19:24:41Z 2020-11-03T19:24:41Z 2019-05-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento. A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental. Orientadora: Emina Márcia Nery dos Santos. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3212. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3212 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
BNCC Função social da escola Espaço democratizante Social function of the school Democratizing space CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
spellingShingle |
BNCC Função social da escola Espaço democratizante Social function of the school Democratizing space CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental |
topic_facet |
BNCC Função social da escola Espaço democratizante Social function of the school Democratizing space CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This article has as main objective to understand how the democratizing function of the school
is demonstrated in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of elementary school. Having
the document as the main source, as well as authors such as Guareschi, Touraine, Cury and
Freire as theoretical support for the understanding of the functions that can be assigned to the
school, with the intention of comparing the social function of the school as a space
democratizing and the function of the State's ideological apparatus. In addition, the following
normative references of the Brazilian educational politic, after Constitution of 88, will be
analyzed: Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de
Educação (PNE), characterizing the research as documentary and in bibliographic to investigate
the possible functions performed by the school, how democracy appears in the National Basic
Curricular Base of elementary education and if the BNCC establishes as a function of the school
the promotion of a democratizing space. |
author_additional |
SANTOS, Emina Márcia Nery dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Emina Márcia Nery dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento |
title |
A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental |
title_short |
A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental |
title_full |
A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental |
title_fullStr |
A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental |
title_sort |
escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da bncc do ensino fundamental |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3212 |
_version_ |
1787155008182026240 |
score |
11.753896 |