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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista
Este artigo busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará, no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de levantamentos bibliográfico...
Autor principal: | SANTOS, Andrenson |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3221 |
Resumo: |
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Este artigo busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará,
no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da
análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de
levantamentos bibliográfico e documental, definindo o estudo de algumas instituições que
estavam sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa Provincial: Escolas de Primeiras
Letras, Lycêo Paraense e a Companhia de Jovens Educandos. Os dirigentes provinciais
adotaram políticas para a instrução pública diferenciadas entre os educandos desvalidos e os
abastados, resultando na criação de instituições específicas para cada público; e a utilização
do método monitorial do Barão Degérando; todavia, este fracassou, em grande parte, por não
estar adequado à realidade do contexto agrário e escravocrata do Brasil Imperial. |