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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista
Este artigo busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará, no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de levantamentos bibliográfico...
Autor principal: | SANTOS, Andrenson |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
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Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32212021-08-19T19:48:02Z A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista SANTOS, Andrenson DAMASCENO, Alberto http://lattes.cnpq.br/6324178073896482 ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de http://lattes.cnpq.br/8757283952118598 https://orcid.org/0000-0003-1620-6735 https://orcid.org/0000-0002-0062-3051 Educação Documentos provinciais Grão-Pará Education Provincial documents CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará, no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de levantamentos bibliográfico e documental, definindo o estudo de algumas instituições que estavam sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa Provincial: Escolas de Primeiras Letras, Lycêo Paraense e a Companhia de Jovens Educandos. Os dirigentes provinciais adotaram políticas para a instrução pública diferenciadas entre os educandos desvalidos e os abastados, resultando na criação de instituições específicas para cada público; e a utilização do método monitorial do Barão Degérando; todavia, este fracassou, em grande parte, por não estar adequado à realidade do contexto agrário e escravocrata do Brasil Imperial. 2020-11-05T16:55:37Z 2020-11-05T16:55:37Z 2019-04-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Andrenson. A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista. Orientador: Alberto Damasceno. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3221. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3221 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Este artigo busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará,
no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da
análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de
levantamentos bibliográfico e documental, definindo o estudo de algumas instituições que
estavam sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa Provincial: Escolas de Primeiras
Letras, Lycêo Paraense e a Companhia de Jovens Educandos. Os dirigentes provinciais
adotaram políticas para a instrução pública diferenciadas entre os educandos desvalidos e os
abastados, resultando na criação de instituições específicas para cada público; e a utilização
do método monitorial do Barão Degérando; todavia, este fracassou, em grande parte, por não
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