/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse ap...
Autor principal: | SOUZA, Nair Marielly das Chagas |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3227 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32272022-07-06T17:02:09Z Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem SOUZA, Nair Marielly das Chagas PENA, Selma Costa http://lattes.cnpq.br/2595133066254500 http://orcid.org/0000-0001-9795-0958 Práticas de leitura e escrita Gênero fábulas Reading and writing practices Genre fables CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse aprimoramento seja consolidado. A experiência foi realizada na escola Sesc Ananindeua, local em que atuamos como estagiária. O trabalho foi fundamentado em autores que evidenciam em suas pesquisas o papel do professor como essencial para aprendizagem, como Kramer (2006) que afirma que o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos no que diz respeito a educação, bem como atividades essenciais para o avanço no nível de linguagem dos alunos. Na metodologia optou-se pela a análise qualitativa para compreender as atitudes, motivações e comportamentos da turma a qual foi feito o relato, apoiando-se em teóricos que abordam as questões relevantes sobre o processo de linguagem dos alunos. A experiência em sala de aula seguiu as etapas descritas para o projeto e foi realizada em quatro meses. As atividades tiveram por objetivo identificar o nível de escrita de cada aluno e auxiliá-los nesse processo de aprendizagem. Podemos dizer que as etapas do projeto junto com atividades complementares se tornaram eficazes, pois fez com que alguns alunos evoluíssem no nível de compreensão da linguagem oral e escrita. No entanto, é um processo árduo e demorado, visto que os níveis de aprendizagem eram bem diferentes e tiveram três alunos que, mesmo com todas as atividades, não avançaram significativamente, o que aponta que é necessário investir em mais e novas estratégias para o processo de alfabetização. 2020-11-05T17:12:15Z 2020-11-05T17:12:15Z 2019-06-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Nair Marielly das Chagas. Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem. Orientadora: Selma Costa Pena. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Práticas de leitura e escrita Gênero fábulas Reading and writing practices Genre fables CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Práticas de leitura e escrita Gênero fábulas Reading and writing practices Genre fables CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM SOUZA, Nair Marielly das Chagas Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem |
topic_facet |
Práticas de leitura e escrita Gênero fábulas Reading and writing practices Genre fables CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse aprimoramento seja consolidado. A experiência foi realizada na escola Sesc Ananindeua, local em que atuamos como estagiária. O trabalho foi fundamentado em autores que evidenciam em suas pesquisas o papel do professor como essencial para aprendizagem, como Kramer (2006) que afirma que o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos no que diz respeito a educação, bem como atividades essenciais para o avanço no nível de linguagem dos alunos. Na metodologia optou-se pela a análise qualitativa para compreender as atitudes, motivações e comportamentos da turma a qual foi feito o relato, apoiando-se em teóricos que abordam as questões relevantes sobre o processo de linguagem dos alunos. A experiência em sala de aula seguiu as etapas descritas para o projeto e foi realizada em quatro meses. As atividades tiveram por objetivo identificar o nível de escrita de cada aluno e auxiliá-los nesse processo de aprendizagem. Podemos dizer que as etapas do projeto junto com atividades complementares se tornaram eficazes, pois fez com que alguns alunos evoluíssem no nível de compreensão da linguagem oral e escrita. No entanto, é um processo árduo e demorado, visto que os níveis de aprendizagem eram bem diferentes e tiveram três alunos que, mesmo com todas as atividades, não avançaram significativamente, o que aponta que é necessário investir em mais e novas estratégias para o processo de alfabetização. |
author_additional |
PENA, Selma Costa |
author_additionalStr |
PENA, Selma Costa |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Nair Marielly das Chagas |
title |
Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem |
title_short |
Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem |
title_full |
Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem |
title_sort |
relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem |
publishDate |
2020 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227 |
_version_ |
1787155010517204992 |
score |
11.753735 |