Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse ap...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Nair Marielly das Chagas
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3227
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32272022-07-06T17:02:09Z Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem SOUZA, Nair Marielly das Chagas PENA, Selma Costa http://lattes.cnpq.br/2595133066254500 http://orcid.org/0000-0001-9795-0958 Práticas de leitura e escrita Gênero fábulas Reading and writing practices Genre fables CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse aprimoramento seja consolidado. A experiência foi realizada na escola Sesc Ananindeua, local em que atuamos como estagiária. O trabalho foi fundamentado em autores que evidenciam em suas pesquisas o papel do professor como essencial para aprendizagem, como Kramer (2006) que afirma que o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos no que diz respeito a educação, bem como atividades essenciais para o avanço no nível de linguagem dos alunos. Na metodologia optou-se pela a análise qualitativa para compreender as atitudes, motivações e comportamentos da turma a qual foi feito o relato, apoiando-se em teóricos que abordam as questões relevantes sobre o processo de linguagem dos alunos. A experiência em sala de aula seguiu as etapas descritas para o projeto e foi realizada em quatro meses. As atividades tiveram por objetivo identificar o nível de escrita de cada aluno e auxiliá-los nesse processo de aprendizagem. Podemos dizer que as etapas do projeto junto com atividades complementares se tornaram eficazes, pois fez com que alguns alunos evoluíssem no nível de compreensão da linguagem oral e escrita. No entanto, é um processo árduo e demorado, visto que os níveis de aprendizagem eram bem diferentes e tiveram três alunos que, mesmo com todas as atividades, não avançaram significativamente, o que aponta que é necessário investir em mais e novas estratégias para o processo de alfabetização. 2020-11-05T17:12:15Z 2020-11-05T17:12:15Z 2019-06-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Nair Marielly das Chagas. Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem. Orientadora: Selma Costa Pena. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Práticas de leitura e escrita
Gênero fábulas
Reading and writing practices
Genre fables
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Práticas de leitura e escrita
Gênero fábulas
Reading and writing practices
Genre fables
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SOUZA, Nair Marielly das Chagas
Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
topic_facet Práticas de leitura e escrita
Gênero fábulas
Reading and writing practices
Genre fables
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse aprimoramento seja consolidado. A experiência foi realizada na escola Sesc Ananindeua, local em que atuamos como estagiária. O trabalho foi fundamentado em autores que evidenciam em suas pesquisas o papel do professor como essencial para aprendizagem, como Kramer (2006) que afirma que o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos no que diz respeito a educação, bem como atividades essenciais para o avanço no nível de linguagem dos alunos. Na metodologia optou-se pela a análise qualitativa para compreender as atitudes, motivações e comportamentos da turma a qual foi feito o relato, apoiando-se em teóricos que abordam as questões relevantes sobre o processo de linguagem dos alunos. A experiência em sala de aula seguiu as etapas descritas para o projeto e foi realizada em quatro meses. As atividades tiveram por objetivo identificar o nível de escrita de cada aluno e auxiliá-los nesse processo de aprendizagem. Podemos dizer que as etapas do projeto junto com atividades complementares se tornaram eficazes, pois fez com que alguns alunos evoluíssem no nível de compreensão da linguagem oral e escrita. No entanto, é um processo árduo e demorado, visto que os níveis de aprendizagem eram bem diferentes e tiveram três alunos que, mesmo com todas as atividades, não avançaram significativamente, o que aponta que é necessário investir em mais e novas estratégias para o processo de alfabetização.
author_additional PENA, Selma Costa
author_additionalStr PENA, Selma Costa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Nair Marielly das Chagas
title Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
title_short Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
title_full Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
title_fullStr Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
title_sort relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
publishDate 2020
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3227
_version_ 1787155010517204992
score 11.753735