Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos

This study aims to study dance and psychomotricity aimed at the age group of 3 years of age. The objective is to present pedagogical practices for dance classes that favor the development of psychomotor skills for children of 3 years, through playful activities to facilitate the learning of dance. I...

ver descrição completa

Autor principal: MONTEIRO, Hanna Alves
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3268
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3268
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32682021-07-17T02:31:40Z Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos MONTEIRO, Hanna Alves OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de http://lattes.cnpq.br/0145317590210668 Dança - Estudo e ensino Dança na educação Dança para crianças Educação lúdica Psicomotricidade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This study aims to study dance and psychomotricity aimed at the age group of 3 years of age. The objective is to present pedagogical practices for dance classes that favor the development of psychomotor skills for children of 3 years, through playful activities to facilitate the learning of dance. In order to do so, I emphasize the importance of knowing the characteristics, needs and interests of children at this age, aiming at a greater involvement of the same with the classes. Research is characterized by an action research The research is characterized by an action research concerning the experiences as teachers in the schools in the Future Teaching System, in the School of Dance Girl's Dream and currently with the work of ballet baby in the Nursery School New World . It was used the work '' playfulness and education of educators "of Andrade (2013) in order to base the importance of the playful for the education of children. I used Damásio (2000) arguments for the theoretical foundation of the importance of movement and dance as a means of education, among other authors dialoguing with Alves (2016) psychomotricity studies. Finally, I present the activities applied as proposals for the teaching of dance for children in the age group of 3 years. Este trabalho tem como proposta o estudo da dança clássica e da psicomotricidade voltadas para a faixa etária de 3 anos de idade. O objetivo consiste em apresentar práticas pedagógicas para as aulas de dança, que favoreçam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras para crianças de 3 anos, por meio de atividades lúdicas para a facilitação do aprendizado da dança. Para tanto, destaco a importância do conhecimento das características, das necessidades e dos interesses das crianças nesta idade, visando um maior envolvimento das mesmas com as aulas. A pesquisa se caracteriza por uma pesquisa ação referente às experiências como professoras nas escolas no Sistema de Ensino Futuro, na Escola de Dança Sonho de Menina e atualmente com o trabalho de ballet baby na Escola Creche Novo Mundo. Foi utilizada a obra ‘’ludicidade e formação de educadores” de Andrade (2013) a fim de embasar a importância do lúdico para a educação das crianças. Utilizei argumentos de Damásio (2000) para a fundamentação teórica da importância do movimento e da dança como meio de educação, entre outros autores dialogando com os estudos da psicomotricidade de Alves (2016). Por fim, apresento as atividades aplicadas como propositoras para o ensino da dança para crianças na faixa etária de 3 anos. 2021-01-24T00:26:58Z 2021-01-24T00:26:58Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Hanna Alves. Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos. Orientadora: Maria Ana Azevedo de Oliveira. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3268. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3268 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Dança para crianças
Educação lúdica
Psicomotricidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Dança para crianças
Educação lúdica
Psicomotricidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
MONTEIRO, Hanna Alves
Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
topic_facet Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Dança para crianças
Educação lúdica
Psicomotricidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This study aims to study dance and psychomotricity aimed at the age group of 3 years of age. The objective is to present pedagogical practices for dance classes that favor the development of psychomotor skills for children of 3 years, through playful activities to facilitate the learning of dance. In order to do so, I emphasize the importance of knowing the characteristics, needs and interests of children at this age, aiming at a greater involvement of the same with the classes. Research is characterized by an action research The research is characterized by an action research concerning the experiences as teachers in the schools in the Future Teaching System, in the School of Dance Girl's Dream and currently with the work of ballet baby in the Nursery School New World . It was used the work '' playfulness and education of educators "of Andrade (2013) in order to base the importance of the playful for the education of children. I used Damásio (2000) arguments for the theoretical foundation of the importance of movement and dance as a means of education, among other authors dialoguing with Alves (2016) psychomotricity studies. Finally, I present the activities applied as proposals for the teaching of dance for children in the age group of 3 years.
author_additional OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
author_additionalStr OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MONTEIRO, Hanna Alves
title Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
title_short Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
title_full Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
title_fullStr Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
title_full_unstemmed Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
title_sort primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3268
_version_ 1787154842500726784
score 11.753896