Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança

This work aims to contribute with the knowledge produced in dance that deals with the relationship between teaching and learning in the school context, evidencing a way of seeing / reading / expressing / being in the world, reflecting the interaction between students and teacher of dance through a h...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Claudio Leandro Barbosa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3281
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3281
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-32812021-07-17T02:33:29Z Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança CARVALHO, Claudio Leandro Barbosa SOUZA, Luiza Monteiro e http://lattes.cnpq.br/1365524959135039 Dancimagem Dança - Estudo e ensino Dança (Educação infantil) Relação professores e alunos Relação Quinhoeira Dance - Study and teaching Dance (Children's education) Teacher - Student relationships CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This work aims to contribute with the knowledge produced in dance that deals with the relationship between teaching and learning in the school context, evidencing a way of seeing / reading / expressing / being in the world, reflecting the interaction between students and teacher of dance through a humanized relationship, where the hierarchy is clarified to what concerns the classroom. It also aims to propose reflections for a healthy socialization between student and teacher through the use of dance and image as ways of triggering teaching and learning. In order to understand and unfold the present research object, some theorists have been adopted to contribute to the composition of the thought that is here, so that, as scribbles at the beginning of a painting, they could serve as references to all covered approaches, among the which I emphasize some dance concepts pointed out by Adrienne Kaeppler (2013) and Paul Valéry (2012); and the questions about image presented by the studies of Paul Valéry (2012). In the teaching and learning of dance, I write about Isabel Marques and Fabio Brazil (2014), which point out important issues for the teaching of the arts in schools, and dialogue with Adriana Friedmann (2013) in her studies on multicultural manifestations of the infant universe. Este trabalho tem por objetivo geral contribuir por meio do conhecimento produzido em dança para tratar a relação entre ensino e aprendizagem no contexto escolar, evidenciando um modo de estar/ver/ler/expressar/ser no mundo, refletindo a interação entre estudantes e professor de dança por meio de uma relação humanizada, onde a hierarquia é esclarecida ao que compete a sala de aula. Visa, ainda, propor reflexões para uma socialização sadia entre estudante e professor, por meio das vivencias de dança e imagem como caminhos de acionamento do ensino e aprendizagem. Para a compreensão e desdobramento do presente objeto de pesquisa, foram adotados alguns teóricos que contribuíram na composição do pensamento que há aqui, para que, como rabiscos no início de uma pintura, pudessem me servir como referências a todas as abordagens abarcadas, dentre as quais enfatizo alguns conceitos de dança apontados por Adrienne Kaeppler (2013) e Paul Valéry (2012); e as questões sobre imagem apresentadas pelos estudos de Paul Valéry (2012). No ensino e na aprendizagem da dança, rabisco sobre os traçados de Isabel Marques e Fábio Brazil (2014) que apontam questões importantes para o ensino das artes nas escolas, e dialogo com a Adriana Friedmann (2013), em seus estudos sobre as manifestações multiculturais do universo infantil. 2021-01-24T00:34:30Z 2021-01-24T00:34:30Z 2018-02-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARVALHO, Claudio Leandro Barbosa. Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança. Orientadora: Luiza Monteiro e Souza. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3281. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3281 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dancimagem
Dança - Estudo e ensino
Dança (Educação infantil)
Relação professores e alunos
Relação Quinhoeira
Dance - Study and teaching
Dance (Children's education)
Teacher - Student relationships
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dancimagem
Dança - Estudo e ensino
Dança (Educação infantil)
Relação professores e alunos
Relação Quinhoeira
Dance - Study and teaching
Dance (Children's education)
Teacher - Student relationships
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CARVALHO, Claudio Leandro Barbosa
Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança
topic_facet Dancimagem
Dança - Estudo e ensino
Dança (Educação infantil)
Relação professores e alunos
Relação Quinhoeira
Dance - Study and teaching
Dance (Children's education)
Teacher - Student relationships
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This work aims to contribute with the knowledge produced in dance that deals with the relationship between teaching and learning in the school context, evidencing a way of seeing / reading / expressing / being in the world, reflecting the interaction between students and teacher of dance through a humanized relationship, where the hierarchy is clarified to what concerns the classroom. It also aims to propose reflections for a healthy socialization between student and teacher through the use of dance and image as ways of triggering teaching and learning. In order to understand and unfold the present research object, some theorists have been adopted to contribute to the composition of the thought that is here, so that, as scribbles at the beginning of a painting, they could serve as references to all covered approaches, among the which I emphasize some dance concepts pointed out by Adrienne Kaeppler (2013) and Paul Valéry (2012); and the questions about image presented by the studies of Paul Valéry (2012). In the teaching and learning of dance, I write about Isabel Marques and Fabio Brazil (2014), which point out important issues for the teaching of the arts in schools, and dialogue with Adriana Friedmann (2013) in her studies on multicultural manifestations of the infant universe.
author_additional SOUZA, Luiza Monteiro e
author_additionalStr SOUZA, Luiza Monteiro e
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARVALHO, Claudio Leandro Barbosa
title Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança
title_short Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança
title_full Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança
title_fullStr Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança
title_full_unstemmed Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança
title_sort dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3281
_version_ 1787154844553838592
score 11.753735