Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA

This research aims to know which pedagogical didactic procedures are used in the teaching of the Portuguese Language to deaf students, specifically, High School students at the State School of Elementary and Middle Christ Worker, located in Abaetetuba / PA. For this, we used the technical procedure...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA, Naylane da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3330
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3330
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-33302021-09-22T17:35:32Z O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA FERREIRA, Naylane da Costa MELO, Rosileide de Jesus de Sousa http://lattes.cnpq.br/3386237933997482 Procedimentos didáticos Português Aluno surdo Didactic procedures Portuguese Deaf student CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This research aims to know which pedagogical didactic procedures are used in the teaching of the Portuguese Language to deaf students, specifically, High School students at the State School of Elementary and Middle Christ Worker, located in Abaetetuba / PA. For this, we used the technical procedure called participant research. In which a research starts from the contact between researchers and members of the investigated situations. Data collection was through interview and observation. The research is organized into chapters, where the first deals with the educational history of the deaf; The second chapter brings innovations for the teaching of Portuguese to students such students; and finally, I report in the last chapter the methods currently used in teaching Portuguese. A referida pesquisa visa conhecer quais os procedimentos didáticos pedagógicos são utilizados no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, especificamente, os alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba/PA. Para tanto, utilizou-se do procedimento técnico denominado pesquisa participante. Na qual uma pesquisa parte do contato entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A coleta de dados foi através da entrevista e observação. A pesquisa está organizada em capítulos, onde o primeiro trata do percurso histórico educacional dos surdos; o segundo capítulo vem trazer inovações para o ensino do Português para alunos tais alunos; e por fim, relato no último capítulo os métodos utilizados atualmente no ensino do Português. 2021-05-03T12:55:22Z 2021-05-03T12:55:22Z 2019-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Naylane da Costa. O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba/PA. Orientadora: Rosileide de Jesus de Sousa Melo. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3330. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3330 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Procedimentos didáticos
Português
Aluno surdo
Didactic procedures
Portuguese
Deaf student
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Procedimentos didáticos
Português
Aluno surdo
Didactic procedures
Portuguese
Deaf student
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FERREIRA, Naylane da Costa
O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA
topic_facet Procedimentos didáticos
Português
Aluno surdo
Didactic procedures
Portuguese
Deaf student
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research aims to know which pedagogical didactic procedures are used in the teaching of the Portuguese Language to deaf students, specifically, High School students at the State School of Elementary and Middle Christ Worker, located in Abaetetuba / PA. For this, we used the technical procedure called participant research. In which a research starts from the contact between researchers and members of the investigated situations. Data collection was through interview and observation. The research is organized into chapters, where the first deals with the educational history of the deaf; The second chapter brings innovations for the teaching of Portuguese to students such students; and finally, I report in the last chapter the methods currently used in teaching Portuguese.
author_additional MELO, Rosileide de Jesus de Sousa
author_additionalStr MELO, Rosileide de Jesus de Sousa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FERREIRA, Naylane da Costa
title O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA
title_short O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA
title_full O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA
title_fullStr O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA
title_sort o ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola e. e. f. e m. cristo trabalhador em abaetetuba-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3330
_version_ 1787154951780171776
score 11.753735