/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera...
Autor principal: | SILVA, Edinilza de Sá Souza da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440 |
Resumo: |
---|
O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera a realidade camponesa dos estudantes e das escolas anexas de área rural. Trata-se de pesquisa documental de análise dos PPP´s da Escola de ensino fundamental Os Migrantes e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Melvin Jones. Os PPP´s analisados não consideram as famílias do campo no processo de elaboração, no contexto apresentado, no currículo e na gestão, não contribuindo para a constituição da identidade da escola do campo. No entanto, é de grande importância a construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a visão de Educação do Campo, pois o mesmo tem influência na formação de identidade das escolas do campo. Além disso, entende-se que a Educação do Campo, enquanto concepção política e pedagógica, precisa ser mais discutida no âmbito escolar para efetivação de um projeto político pedagógico em que os sujeitos do campo se identifiquem. |