/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera...
Autor principal: | SILVA, Edinilza de Sá Souza da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3440 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34402022-09-02T16:03:57Z Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo SILVA, Edinilza de Sá Souza da SANTANA, André Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5891272562499861 ROCHA, Carla Giovana Souza http://lattes.cnpq.br/6995325935325969 Educação do campo Identidade Projeto Político Pedagógico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera a realidade camponesa dos estudantes e das escolas anexas de área rural. Trata-se de pesquisa documental de análise dos PPP´s da Escola de ensino fundamental Os Migrantes e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Melvin Jones. Os PPP´s analisados não consideram as famílias do campo no processo de elaboração, no contexto apresentado, no currículo e na gestão, não contribuindo para a constituição da identidade da escola do campo. No entanto, é de grande importância a construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a visão de Educação do Campo, pois o mesmo tem influência na formação de identidade das escolas do campo. Além disso, entende-se que a Educação do Campo, enquanto concepção política e pedagógica, precisa ser mais discutida no âmbito escolar para efetivação de um projeto político pedagógico em que os sujeitos do campo se identifiquem. 2021-08-20T17:03:07Z 2021-08-20T17:03:07Z 2020-09-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Edinilza de Sá Souza da. Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo. Orientador: André Ribeiro de Santana; Coorientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Uruará. 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação do campo Identidade Projeto Político Pedagógico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Educação do campo Identidade Projeto Político Pedagógico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL SILVA, Edinilza de Sá Souza da Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo |
topic_facet |
Educação do campo Identidade Projeto Político Pedagógico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera a realidade camponesa dos estudantes e das escolas anexas de área rural. Trata-se de pesquisa documental de análise dos PPP´s da Escola de ensino fundamental Os Migrantes e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Melvin Jones. Os PPP´s analisados não consideram as famílias do campo no processo de elaboração, no contexto apresentado, no currículo e na gestão, não contribuindo para a constituição da identidade da escola do campo. No entanto, é de grande importância a construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a visão de Educação do Campo, pois o mesmo tem influência na formação de identidade das escolas do campo. Além disso, entende-se que a Educação do Campo, enquanto concepção política e pedagógica, precisa ser mais discutida no âmbito escolar para efetivação de um projeto político pedagógico em que os sujeitos do campo se identifiquem. |
author_additional |
SANTANA, André Ribeiro de |
author_additionalStr |
SANTANA, André Ribeiro de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Edinilza de Sá Souza da |
title |
Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo |
title_short |
Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo |
title_full |
Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo |
title_fullStr |
Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo |
title_full_unstemmed |
Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo |
title_sort |
por um projeto político pedagógico para a realidade do campo |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440 |
_version_ |
1787155040883965952 |
score |
11.753735 |