Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo

O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Edinilza de Sá Souza da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3440
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34402022-09-02T16:03:57Z Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo SILVA, Edinilza de Sá Souza da SANTANA, André Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5891272562499861 ROCHA, Carla Giovana Souza http://lattes.cnpq.br/6995325935325969 Educação do campo Identidade Projeto Político Pedagógico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera a realidade camponesa dos estudantes e das escolas anexas de área rural. Trata-se de pesquisa documental de análise dos PPP´s da Escola de ensino fundamental Os Migrantes e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Melvin Jones. Os PPP´s analisados não consideram as famílias do campo no processo de elaboração, no contexto apresentado, no currículo e na gestão, não contribuindo para a constituição da identidade da escola do campo. No entanto, é de grande importância a construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a visão de Educação do Campo, pois o mesmo tem influência na formação de identidade das escolas do campo. Além disso, entende-se que a Educação do Campo, enquanto concepção política e pedagógica, precisa ser mais discutida no âmbito escolar para efetivação de um projeto político pedagógico em que os sujeitos do campo se identifiquem. 2021-08-20T17:03:07Z 2021-08-20T17:03:07Z 2020-09-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Edinilza de Sá Souza da. Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo. Orientador: André Ribeiro de Santana; Coorientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Uruará. 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação do campo
Identidade
Projeto Político Pedagógico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação do campo
Identidade
Projeto Político Pedagógico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
SILVA, Edinilza de Sá Souza da
Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
topic_facet Educação do campo
Identidade
Projeto Político Pedagógico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera a realidade camponesa dos estudantes e das escolas anexas de área rural. Trata-se de pesquisa documental de análise dos PPP´s da Escola de ensino fundamental Os Migrantes e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Melvin Jones. Os PPP´s analisados não consideram as famílias do campo no processo de elaboração, no contexto apresentado, no currículo e na gestão, não contribuindo para a constituição da identidade da escola do campo. No entanto, é de grande importância a construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a visão de Educação do Campo, pois o mesmo tem influência na formação de identidade das escolas do campo. Além disso, entende-se que a Educação do Campo, enquanto concepção política e pedagógica, precisa ser mais discutida no âmbito escolar para efetivação de um projeto político pedagógico em que os sujeitos do campo se identifiquem.
author_additional SANTANA, André Ribeiro de
author_additionalStr SANTANA, André Ribeiro de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Edinilza de Sá Souza da
title Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
title_short Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
title_full Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
title_fullStr Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
title_full_unstemmed Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
title_sort por um projeto político pedagógico para a realidade do campo
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440
_version_ 1787155040883965952
score 11.753735