/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA
O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na...
Autor principal: | JESUS, Eliane Oliveira de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3442 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34422021-08-21T03:03:48Z A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA JESUS, Eliane Oliveira de SILVA, Marcio Rogério da http://lattes.cnpq.br/1136612613285395 Ensino de Ciências Educação no campo Formação de professores Sistema modular de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na vida cotidiana atendem os anseios dos alunos. O objetivo geral busca examinar de que forma é ofertado o ensino científico para a população camponesa e quais os avanços que a educação vem obtendo no âmbito municipal especificamente as turmas de 6º ao 9º anos na área rural, e em relação às suas necessidades e vivências do campo. Também fazer uma análise quanto às dificuldades dos professores em ministrar as aulas de ciências voltadas para a educação do campo e por fim será analisado se há formação continuada para os professores de ciências. Ao final constatou-se que há pouco investimento pelos gestores municipais na busca de melhorias para o ensino do campo e suas peculiaridades. Todavia, há um tímido avanço em relação à valorização da modalidade de educação no campo e a abertura de cursos superiores priorizando esta modalidade de ensino constitui um avanço e uma nova perspectiva para melhorias nas políticas públicas voltadas para o campo e o sistema modular de ensino. 2021-08-20T19:46:34Z 2021-08-20T19:46:34Z 2020-11-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação JESUS, Eliane Oliveira de. A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA. Orientador: Marcio Rogério da Silva. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Medicilândia. 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Ensino de Ciências Educação no campo Formação de professores Sistema modular de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ensino de Ciências Educação no campo Formação de professores Sistema modular de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO JESUS, Eliane Oliveira de A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA |
topic_facet |
Ensino de Ciências Educação no campo Formação de professores Sistema modular de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na vida cotidiana atendem os anseios dos alunos. O objetivo geral busca examinar de que forma é ofertado o ensino científico para a população camponesa e quais os avanços que a educação vem obtendo no âmbito municipal especificamente as turmas de 6º ao 9º anos na área rural, e em relação às suas necessidades e vivências do campo. Também fazer uma análise quanto às dificuldades dos professores em ministrar as aulas de ciências voltadas para a educação do campo e por fim será analisado se há formação continuada para os professores de ciências. Ao final constatou-se que há pouco investimento pelos gestores municipais na busca de melhorias para o ensino do campo e suas peculiaridades. Todavia, há um tímido avanço em relação à valorização da modalidade de educação no campo e a abertura de cursos superiores priorizando esta modalidade de ensino constitui um avanço e uma nova perspectiva para melhorias nas políticas públicas voltadas para o campo e o sistema modular de ensino. |
author_additional |
SILVA, Marcio Rogério da |
author_additionalStr |
SILVA, Marcio Rogério da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
JESUS, Eliane Oliveira de |
title |
A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA |
title_short |
A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA |
title_full |
A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA |
title_fullStr |
A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA |
title_full_unstemmed |
A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA |
title_sort |
educação do campo e o ensino de ciências no município de medicilândia-pa |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442 |
_version_ |
1787155041029718016 |
score |
11.753735 |