Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA

O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na...

ver descrição completa

Autor principal: JESUS, Eliane Oliveira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3442
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34422021-08-21T03:03:48Z A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA JESUS, Eliane Oliveira de SILVA, Marcio Rogério da http://lattes.cnpq.br/1136612613285395 Ensino de Ciências Educação no campo Formação de professores Sistema modular de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na vida cotidiana atendem os anseios dos alunos. O objetivo geral busca examinar de que forma é ofertado o ensino científico para a população camponesa e quais os avanços que a educação vem obtendo no âmbito municipal especificamente as turmas de 6º ao 9º anos na área rural, e em relação às suas necessidades e vivências do campo. Também fazer uma análise quanto às dificuldades dos professores em ministrar as aulas de ciências voltadas para a educação do campo e por fim será analisado se há formação continuada para os professores de ciências. Ao final constatou-se que há pouco investimento pelos gestores municipais na busca de melhorias para o ensino do campo e suas peculiaridades. Todavia, há um tímido avanço em relação à valorização da modalidade de educação no campo e a abertura de cursos superiores priorizando esta modalidade de ensino constitui um avanço e uma nova perspectiva para melhorias nas políticas públicas voltadas para o campo e o sistema modular de ensino. 2021-08-20T19:46:34Z 2021-08-20T19:46:34Z 2020-11-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação JESUS, Eliane Oliveira de. A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA. Orientador: Marcio Rogério da Silva. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Medicilândia. 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino de Ciências
Educação no campo
Formação de professores
Sistema modular de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino de Ciências
Educação no campo
Formação de professores
Sistema modular de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
JESUS, Eliane Oliveira de
A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA
topic_facet Ensino de Ciências
Educação no campo
Formação de professores
Sistema modular de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na vida cotidiana atendem os anseios dos alunos. O objetivo geral busca examinar de que forma é ofertado o ensino científico para a população camponesa e quais os avanços que a educação vem obtendo no âmbito municipal especificamente as turmas de 6º ao 9º anos na área rural, e em relação às suas necessidades e vivências do campo. Também fazer uma análise quanto às dificuldades dos professores em ministrar as aulas de ciências voltadas para a educação do campo e por fim será analisado se há formação continuada para os professores de ciências. Ao final constatou-se que há pouco investimento pelos gestores municipais na busca de melhorias para o ensino do campo e suas peculiaridades. Todavia, há um tímido avanço em relação à valorização da modalidade de educação no campo e a abertura de cursos superiores priorizando esta modalidade de ensino constitui um avanço e uma nova perspectiva para melhorias nas políticas públicas voltadas para o campo e o sistema modular de ensino.
author_additional SILVA, Marcio Rogério da
author_additionalStr SILVA, Marcio Rogério da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author JESUS, Eliane Oliveira de
title A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA
title_short A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA
title_full A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA
title_fullStr A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA
title_full_unstemmed A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA
title_sort educação do campo e o ensino de ciências no município de medicilândia-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3442
_version_ 1787155041029718016
score 11.753735