/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do...
Autor principal: | SANTOS, Jane Vilma Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3462 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do processo de formação, como fonte de dados, por considerar a importância de recuperar o olhar sobre os dados produzidos nas pesquisas e relatórios de tempo comunidade, em busca de refletir seu conteúdo e significado, bem como na possibilidade de ressignificar as práticas pedagógicas no ensino de física com vistas à qualidade da aprendizagem dos alunos. Para realizar este trabalho, contou-se com duas fontes de dados, as pesquisas de campo, cujo dados foram obtidos durante os tempos comunidade, a observação e a regência nos estágios supervisionados no ensino fundamental maior, na Escola São José II, na comunidade Santana, e, os dados do itinerário formativo da autora na área de física, do ensino fundamental ao nível superior. Considera-se que o ensino das ciências físicas devem ser mediada pelo professor em conexão com o contexto de vivencias dos alunos, evitando a fragmentação do saber. Desse modo, surge a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada, para que o educador desenvolva uma prática docente com qualidade de aprendizagem na vida escolar das crianças no ensino fundamental. |