Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Jane Vilma Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3462
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3462
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34622021-08-28T03:03:29Z Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa SANTOS, Jane Vilma Silva DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 Escola do campo Ensino e aprendizagem Física Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do processo de formação, como fonte de dados, por considerar a importância de recuperar o olhar sobre os dados produzidos nas pesquisas e relatórios de tempo comunidade, em busca de refletir seu conteúdo e significado, bem como na possibilidade de ressignificar as práticas pedagógicas no ensino de física com vistas à qualidade da aprendizagem dos alunos. Para realizar este trabalho, contou-se com duas fontes de dados, as pesquisas de campo, cujo dados foram obtidos durante os tempos comunidade, a observação e a regência nos estágios supervisionados no ensino fundamental maior, na Escola São José II, na comunidade Santana, e, os dados do itinerário formativo da autora na área de física, do ensino fundamental ao nível superior. Considera-se que o ensino das ciências físicas devem ser mediada pelo professor em conexão com o contexto de vivencias dos alunos, evitando a fragmentação do saber. Desse modo, surge a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada, para que o educador desenvolva uma prática docente com qualidade de aprendizagem na vida escolar das crianças no ensino fundamental. 2021-08-27T17:45:01Z 2021-08-27T17:45:01Z 2020-07-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Jane Vilma Silva. Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa. Orientadora: Fabíola Aparecida Ferreira Damacena. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3462. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3462 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Escola do campo
Ensino e aprendizagem
Física
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Escola do campo
Ensino e aprendizagem
Física
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Jane Vilma Silva
Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa
topic_facet Escola do campo
Ensino e aprendizagem
Física
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do processo de formação, como fonte de dados, por considerar a importância de recuperar o olhar sobre os dados produzidos nas pesquisas e relatórios de tempo comunidade, em busca de refletir seu conteúdo e significado, bem como na possibilidade de ressignificar as práticas pedagógicas no ensino de física com vistas à qualidade da aprendizagem dos alunos. Para realizar este trabalho, contou-se com duas fontes de dados, as pesquisas de campo, cujo dados foram obtidos durante os tempos comunidade, a observação e a regência nos estágios supervisionados no ensino fundamental maior, na Escola São José II, na comunidade Santana, e, os dados do itinerário formativo da autora na área de física, do ensino fundamental ao nível superior. Considera-se que o ensino das ciências físicas devem ser mediada pelo professor em conexão com o contexto de vivencias dos alunos, evitando a fragmentação do saber. Desse modo, surge a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada, para que o educador desenvolva uma prática docente com qualidade de aprendizagem na vida escolar das crianças no ensino fundamental.
author_additional DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
author_additionalStr DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Jane Vilma Silva
title Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa
title_short Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa
title_full Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa
title_sort reflexões sobre o ensino de física na escola são josé ii, comunidade de santana – anapú-pa
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3462
_version_ 1787155043769647104
score 11.753735