Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais

O presente trabalho se trata de um relato de experiência que interpreta como tem ocorrido o ensino de ciências nas escolas do campo. O relato descreve as experiências do estágio docente em duas escolas do município de Anapu, tendo como finalidade refletir sobre a realidade do ensino, do processo de...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Fabiana Ribeiro Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3481
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3481
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-34812022-08-31T16:35:27Z Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais FREITAS, Fabiana Ribeiro Lima DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/1442471964502111 Ensino de Ciências Escola multisseriada Estagio supervisionado Educação do campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL O presente trabalho se trata de um relato de experiência que interpreta como tem ocorrido o ensino de ciências nas escolas do campo. O relato descreve as experiências do estágio docente em duas escolas do município de Anapu, tendo como finalidade refletir sobre a realidade do ensino, do processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental maior em turmas Multisseriadas, quais as dificuldades e quais os fatores que implicam na questão do ensino de ciências. Busca-se entender também os motivos que tem provocado desanimo nos alunos, ocasionando um baixo rendimento, casos de reprovações e até mesmo a evasão escolar, que características das práticas pedagógicas no ensino de ciências foram observadas durante as pesquisas de tempo comunidade e no âmbito dos estágios supervisionado? O estudo foi realizado na escola Municipal de Ensino Fundamental Venceslau Brás, na qual, também foram desenvolvidas as primeiras pesquisas e na Escola Comunitária Casa Familiar Rural Dorothy Stang (CFR) de Anapu/PA, nas quais foram realizados os estágios supervisionados. 2021-09-10T15:27:31Z 2021-09-10T15:27:31Z 2019-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREITAS, Fabiana Ribeiro Lima. Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais. Orientador: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Anapu, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3481. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3481 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino de Ciências
Escola multisseriada
Estagio supervisionado
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Ensino de Ciências
Escola multisseriada
Estagio supervisionado
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
FREITAS, Fabiana Ribeiro Lima
Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais
topic_facet Ensino de Ciências
Escola multisseriada
Estagio supervisionado
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description O presente trabalho se trata de um relato de experiência que interpreta como tem ocorrido o ensino de ciências nas escolas do campo. O relato descreve as experiências do estágio docente em duas escolas do município de Anapu, tendo como finalidade refletir sobre a realidade do ensino, do processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental maior em turmas Multisseriadas, quais as dificuldades e quais os fatores que implicam na questão do ensino de ciências. Busca-se entender também os motivos que tem provocado desanimo nos alunos, ocasionando um baixo rendimento, casos de reprovações e até mesmo a evasão escolar, que características das práticas pedagógicas no ensino de ciências foram observadas durante as pesquisas de tempo comunidade e no âmbito dos estágios supervisionado? O estudo foi realizado na escola Municipal de Ensino Fundamental Venceslau Brás, na qual, também foram desenvolvidas as primeiras pesquisas e na Escola Comunitária Casa Familiar Rural Dorothy Stang (CFR) de Anapu/PA, nas quais foram realizados os estágios supervisionados.
author_additional DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
author_additionalStr DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FREITAS, Fabiana Ribeiro Lima
title Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais
title_short Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais
title_full Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais
title_fullStr Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais
title_full_unstemmed Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais
title_sort relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de ciências nas escolas do campo, ensino de ciências naturais
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3481
_version_ 1787155048510259200
score 11.755432