/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica
Este trabalho é uma reflexão sobre a centralidade da formação docente para a transformação da realidade educacional, ainda que se reconheça que esta realidade é impactada por uma complexa constelação de fatores. O objetivo precípuo é apontar elementos que evidenciem tanto a importância central de se...
Autor principal: | CLEMENTE, Maria Laire de Campos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3504 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3504 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35042021-09-17T03:03:38Z Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica CLEMENTE, Maria Laire de Campos LOPES, Raquel da Silva http://lattes.cnpq.br/8883608553718284 Educação do campo Identidade camponesa Formação docente Pedagogia da alternância CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Este trabalho é uma reflexão sobre a centralidade da formação docente para a transformação da realidade educacional, ainda que se reconheça que esta realidade é impactada por uma complexa constelação de fatores. O objetivo precípuo é apontar elementos que evidenciem tanto a importância central de se formar novos professores quanto a possibilidade concreta de se fazer isso; a base empírica da análise aqui proposta é, portanto, o “chão da escola”, isto é, a experiência concreta de uma Licenciatura em Educação do Campo/Linguagem, de uma universidade pública da Amazônia brasileira, pela ótica de seus estudantes. A metodologia utilizada pode ser caracterizada como quanti-qualitativa, embora seu cerne seja claramente de ordem interpretativa, com destaque para a abordagem cartográfica. Os resultados obtidos por esta pesquisa apontam que a opção teórico-metodológica pela Pedagogia da Alternância, base em que se estrutura a proposta pedagógica da referida licenciatura, proporcionou aos seus egressos uma formação acadêmica cientificamente consistente e socialmente referenciada, o que não significa ausência de tensões, problemas e lacunas – que apenas o tempo histórico poderá esclarecer. Porém, para além disso, tais resultados sugerem também que escolhas político-institucionais bem definidas, qualificação do quadro docente dos professores formadores, interesse e compromisso dos estudantes podem render, em curto prazo, experiências muito impactantes na “ponta” – a sala de aula da educação básica, aspecto que se busca evidenciar por um relato de prática pedagógica como aprendizagem profissional que foi vivenciada no último Estágio Supervisionado do curso aqui estudado. 2021-09-16T15:08:58Z 2021-09-16T15:08:58Z 2019-05-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CLEMENTE, Maria Laire de Campos. Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3504. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3504 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação do campo Identidade camponesa Formação docente Pedagogia da alternância CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Educação do campo Identidade camponesa Formação docente Pedagogia da alternância CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL CLEMENTE, Maria Laire de Campos Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica |
topic_facet |
Educação do campo Identidade camponesa Formação docente Pedagogia da alternância CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
Este trabalho é uma reflexão sobre a centralidade da formação docente para a transformação da realidade educacional, ainda que se reconheça que esta realidade é impactada por uma complexa constelação de fatores. O objetivo precípuo é apontar elementos que evidenciem tanto a importância central de se formar novos professores quanto a possibilidade concreta de se fazer isso; a base empírica da análise aqui proposta é, portanto, o “chão da escola”, isto é, a experiência concreta de uma Licenciatura em Educação do Campo/Linguagem, de uma universidade pública da Amazônia brasileira, pela ótica de seus estudantes. A metodologia utilizada pode ser caracterizada como quanti-qualitativa, embora seu cerne seja claramente de ordem interpretativa, com destaque para a abordagem cartográfica. Os resultados obtidos por esta pesquisa apontam que a opção teórico-metodológica pela Pedagogia da Alternância, base em que se estrutura a proposta pedagógica da referida licenciatura, proporcionou aos seus egressos uma formação acadêmica cientificamente consistente e socialmente referenciada, o que não significa ausência de tensões, problemas e lacunas – que apenas o tempo histórico poderá esclarecer. Porém, para além disso, tais resultados sugerem também que escolhas político-institucionais bem definidas, qualificação do quadro docente dos professores formadores, interesse e compromisso dos estudantes podem render, em curto prazo, experiências muito impactantes na “ponta” – a sala de aula da educação básica, aspecto que se busca evidenciar por um relato de prática pedagógica como aprendizagem profissional que foi vivenciada no último Estágio Supervisionado do curso aqui estudado. |
author_additional |
LOPES, Raquel da Silva |
author_additionalStr |
LOPES, Raquel da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CLEMENTE, Maria Laire de Campos |
title |
Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica |
title_short |
Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica |
title_full |
Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica |
title_fullStr |
Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica |
title_full_unstemmed |
Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica |
title_sort |
transformar a formação: desafios da licenciatura em educação do campo na transamazônica |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3504 |
_version_ |
1787155052708757504 |
score |
11.753896 |