/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA
Este trabalho traz relatos coletados de pesquisa realizada sobre a leitura e a escrita com professores e alunos do 8º e 9º ano da Escola Carlos Pena Filho, km 40 em Brasil Novo, com objetivo de contribuir para solucionar esse problema que afeta os educandos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos...
Autor principal: | FERREIRA, Nerli de Lira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3505 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3505 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35052021-09-17T03:03:47Z Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA FERREIRA, Nerli de Lira SOUZA, Ana Paula dos Santos http://lattes.cnpq.br/4329522039125429 Escola Professora Estudantes Leitura Escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho traz relatos coletados de pesquisa realizada sobre a leitura e a escrita com professores e alunos do 8º e 9º ano da Escola Carlos Pena Filho, km 40 em Brasil Novo, com objetivo de contribuir para solucionar esse problema que afeta os educandos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos Tempo Comunidade na referida escola, bem como de minha experiência como educadora no Ensino Fundamental em escolas do campo. Entre os alunos entrevistados há uma diferença quanto ao gosto de ler e escrever para aprimorar os conhecimentos dentro da língua portuguesa. A preocupação da professora de Língua Portuguesa é estar sempre presente fazendo seu trabalho, para isso renova suas metodologias visando atender essa demanda na prática pedagógica com seus educandos, mas sente falta de materiais para ajudar a fazer um trabalho de melhor qualidade. A coordenação pedagógica relata sobre o que mais sente falta na escola para auxiliar os docentes e estudantes. 2021-09-16T16:05:49Z 2021-09-16T16:05:49Z 2019-05-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Nerli de Lira. Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA. Orientadora: Ana Paula dos Santos Souza. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3505. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3505 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Escola Professora Estudantes Leitura Escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Escola Professora Estudantes Leitura Escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO FERREIRA, Nerli de Lira Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA |
topic_facet |
Escola Professora Estudantes Leitura Escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho traz relatos coletados de pesquisa realizada sobre a leitura e a escrita com professores e alunos do 8º e 9º ano da Escola Carlos Pena Filho, km 40 em Brasil Novo, com objetivo de contribuir para solucionar esse problema que afeta os educandos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos Tempo Comunidade na referida escola, bem como de minha experiência como educadora no Ensino Fundamental em escolas do campo. Entre os alunos entrevistados há uma diferença quanto ao gosto de ler e escrever para aprimorar os conhecimentos dentro da língua portuguesa. A preocupação da professora de Língua Portuguesa é estar sempre presente fazendo seu trabalho, para isso renova suas metodologias visando atender essa demanda na prática pedagógica com seus educandos, mas sente falta de materiais para ajudar a fazer um trabalho de melhor qualidade. A coordenação pedagógica relata sobre o que mais sente falta na escola para auxiliar os docentes e estudantes. |
author_additional |
SOUZA, Ana Paula dos Santos |
author_additionalStr |
SOUZA, Ana Paula dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FERREIRA, Nerli de Lira |
title |
Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA |
title_short |
Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA |
title_full |
Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA |
title_fullStr |
Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA |
title_sort |
leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental na escola carlos pena filho, brasil novo - pa |
publishDate |
2021 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3505 |
_version_ |
1787155053002358784 |
score |
11.753735 |