Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz

The Alternation Pedagogy consists of a methodology of organization of school education that combines different training experiences distributed over different times and spaces, aiming at professional training. This work aims to analyze the implementation of the Pedagogy of Alternation of the Rural F...

ver descrição completa

Autor principal: MATOS, José Benedito Sanches de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3507
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3507
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-35072021-09-17T03:03:50Z A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz MATOS, José Benedito Sanches de ROCHA, Carla Giovana Souza http://lattes.cnpq.br/6995325935325969 Agroextrativismo Jovens camponeses Ensino Agroextractivism Young peasants Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL The Alternation Pedagogy consists of a methodology of organization of school education that combines different training experiences distributed over different times and spaces, aiming at professional training. This work aims to analyze the implementation of the Pedagogy of Alternation of the Rural Family House of Senador José Porfírio in relation to the Professional Project of Young People (PPJ) of graduates of riverside communities of Porto de Moz. The methodology used in this work was qualitative in order to understand how the theory and practice of the pedagogy of alternation in the CFR of Senador José Porfírio is being applied. Six people, two teachers and four students from different areas of the municipality of Porto de Moz were interviewed, being a student of the várzea area, two of the land area and one of the transition area. The entrance of the students of the municipality of Porto de Moz in the Rural Family House of Senador José Porfírio happened through a partnership between the two CFR's. This partnership took place not only to receive students, but also to articulate with municipal governments. The CFR of Senador José Porfírio was not prepared to receive such diverse cultures because it did not elaborate a curricular proposal to guarantee the treatment of the socio-environmental and productive specificities of the communities of Porto de Moz. The students had difficulty in designing and implementing the Young Professionals Project. No interviewee was able to finalize his project in practice. The CFR with the Alternation Pedagogy method needs to actually put the instruments or tools into practice, by which discussions can be made on integrating diversity of identities, and without these tools the CFR does not offer differentiated education. A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Pedagogia da Alternância da Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio em relação ao Projeto Profissional dos Jovens (PPJ) de egressos de comunidades ribeirinhas de Porto de Moz. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo para buscar compreender como está sendo aplicada a teoria e prática da pedagogia da alternância na CFR de Senador José Porfírio. Foram entrevistados seis pessoas, dois professores e quatro educandos de diferentes áreas do município de Porto de Moz, sendo um educando da área de várzea, dois da área de terra firme e um da área de transição. A entrada dos educandos do município de Porto de Moz na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio aconteceu através de uma parceria entre as duas CFR´s. Essa parceria se deu não apenas para receber os educandos, mas também para as articulações com os governos municipais. A CFR de Senador José Porfírio não estava preparada para receber tamanha diversidade cultural, pois a mesma não elaborou uma proposta curricular para garantir o tratamento das especificidades socioambientais e produtivas das comunidades de Porto de Moz. Os educandos tiveram dificuldade para elaborar e implementar o Projeto Profissional do Jovem. Nenhum entrevistado conseguiu finalizar na prática seu projeto. A CFR com o método da Pedagogia da Alternância precisa de fato colocar os instrumentos ou ferramentas em prática, pelos quais podem ser feitas a discussões sobre a integração das diversidades de identidades, e sem essas ferramentas a CFR não oferece uma educação diferenciada. 2021-09-16T16:31:49Z 2021-09-16T16:31:49Z 2019-06-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MATOS, José Benedito Sanches de. A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz. Orientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Porto de Moz, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3507. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3507 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Agroextrativismo
Jovens camponeses
Ensino
Agroextractivism
Young peasants
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Agroextrativismo
Jovens camponeses
Ensino
Agroextractivism
Young peasants
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
MATOS, José Benedito Sanches de
A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz
topic_facet Agroextrativismo
Jovens camponeses
Ensino
Agroextractivism
Young peasants
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description The Alternation Pedagogy consists of a methodology of organization of school education that combines different training experiences distributed over different times and spaces, aiming at professional training. This work aims to analyze the implementation of the Pedagogy of Alternation of the Rural Family House of Senador José Porfírio in relation to the Professional Project of Young People (PPJ) of graduates of riverside communities of Porto de Moz. The methodology used in this work was qualitative in order to understand how the theory and practice of the pedagogy of alternation in the CFR of Senador José Porfírio is being applied. Six people, two teachers and four students from different areas of the municipality of Porto de Moz were interviewed, being a student of the várzea area, two of the land area and one of the transition area. The entrance of the students of the municipality of Porto de Moz in the Rural Family House of Senador José Porfírio happened through a partnership between the two CFR's. This partnership took place not only to receive students, but also to articulate with municipal governments. The CFR of Senador José Porfírio was not prepared to receive such diverse cultures because it did not elaborate a curricular proposal to guarantee the treatment of the socio-environmental and productive specificities of the communities of Porto de Moz. The students had difficulty in designing and implementing the Young Professionals Project. No interviewee was able to finalize his project in practice. The CFR with the Alternation Pedagogy method needs to actually put the instruments or tools into practice, by which discussions can be made on integrating diversity of identities, and without these tools the CFR does not offer differentiated education.
author_additional ROCHA, Carla Giovana Souza
author_additionalStr ROCHA, Carla Giovana Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MATOS, José Benedito Sanches de
title A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz
title_short A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz
title_full A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz
title_fullStr A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz
title_full_unstemmed A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz
title_sort pedagogia da alternância na casa familiar rural de senador josé porfírio, pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de porto de moz
publishDate 2021
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3507
_version_ 1787155053565444096
score 11.674752